Anúncio feito hoje, pelo ministro do Mar, Abraão Vicente, durante a apresentação do certame, no Centro Oceanográfico.
“Pretendemos abrir um diálogo profundo e profícuo com vista à consolidação e implementação das políticas de sustentabilidade ambiental e oceânica. Num mundo de guerras e conflitos, a sustentabilidade e a proteção do mar, as mudanças climáticas, continuam e devem continuar a estar na linha de frente das nossas preocupações. E a Ocean Week desde o início foi desenhada para ser uma semana onde chamamos a atenção para a consciencialização e para a sustentabilidade”, afirma.
A edição de 2023 da Cabo Verde Ocean Week vai decorrer sob o lema “Mudando as Marés”, uma proposta de reflexão lançada pelas Nações Unidas no âmbito do Dia Mundial dos Oceanos.
Segundo a organização, a implementação de ações para prevenir e reduzir a poluição marinha e marítima, consciencialização sobre a adopção de estratégias para redução do uso de plásticos, o aprimorar da gestão sustentável da pesca, a promoção e o fortalecimento de economias sustentáveis continuam entre os “eixos prioritários” da Cabo Verde Ocean Week.
A Cabo Verde Ocean Week 2023 deve contar com um ciclo de conferências com a participação de especialistas e decisores de Cabo Verde, Portugal, Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Seychelles e países da CEDEAO.
O ministro do Mar destaca a realização de uma conferência regional com foco na segurança marítima.
“O objetivo é proporcionar às instituições nacionais e regionais a impar oportunidade de discorrer sobre os aspectos relevantes da segurança marítima e nas operações marítimas”, explica.
Da programação consta a realização de blue talks, Feira Azul, actividades náuticas, desportivas e culturais, com realce para a inauguração do TRIOCEAN, que agrega as modalidades de natação, atletismo e ciclismo.