Ministro das Obras Públicas entre 1985 e 1991, Adriano Oliveira Lima nasceu a 27 de Julho de 1930, na Longueira, concelho da Ribeira Grande, em Santo Antão.
Filho de Miguel António Lima e de Bárbara de Oliveira Gomes Lima, Adriano Oliveira Lima iniciou a sua actividade profissional em 1948, ao serviço da Brigada Técnica de Estradas e Trabalhos de Hidráulica – BTETH, como recorda César Monteiro no texto ‘Adriano Lima: um notável percurso de vida’.
Retomou os estudos e, em 1954, terminado o Liceu em São Vicente, foi estudar para Portugal onde concluiu o curso de Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia de Universidade do Porto.
Regressa a Cabo Verde em 1961, depois de terminado o curso superior e começa, no mesmo ano a trabalhar na então Brigada de Estudos e Construção de Obras Hidráulicas – BECOH, sucessora da BTETH, na ilha do Fogo, onde permaneceu 1962.
Depois disso desempenhou, entre outras, funções como Engenheiro Adjunto do Chefe dos Serviços Provinciais das Obras Públicas (1963/69), Engenheiro Chefe da Brigada de Estudos e Construção de Estradas – BECE (1969/74), Director Nacional das Obras Públicas e Director-geral das Obras Públicas (1975/1981), Director-geral dos Transportes Terrestres (1982/85) e Ministro das Obras Públicas (1985/1991).
“Com uma trajectória de vida notável, não obstante dificuldades de vária ordem que sempre ultrapassou, Adriano Lima, pai de três filhos, por sinal, todos eles engenheiros, é um homem profundamente ligado ao seu país e perfeitamente integrado na ilha que o acolheu, desde 1961, onde, aliás, tem fortes raízes familiares, mas mantendo, ao mesmo tempo, laços especiais com a sua amada Longueira da qual guarda vivas recordações”, recorda César Monteiro no texto dedicado a Adriano Oliveira Lima.
O colectivo do Expresso das Ilhas endereça as suas condolências à família enlutada.