Profissionais de saúde iniciam formação em Cuidados Paliativos

PorAnícia Veiga, Rádio Morabeza,22 jan 2024 14:16

Com o objetivo de capacitar os profissionais de Saúde e alcançar a Cobertura Universal em Saúde, arrancou hoje, a formação em Cuidados Paliativos, destinada aos profissionais de saúde de todos os pontos do país

O Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, afirmou que esta secção de formação foi pensada e estruturada no contexto de Cabo Verde e “mostra um esforço colectivo de capacitar os profissionais de saúde”, de modo a que se possa conseguir dar uma maior resposta à necessidade dos utentes.

Com a formação que ora se inicia pretende-se “proporcionar um serviço de qualidade a nossa população e avançar em direcção a tão almejada Cobertura Universal em saúde, abrangendo a promoção, a prevenção, o tratamento, a reabilitação e evidentemente os cuidados paliativos. Os cuidados paliativos essenciais procuram oferecer um tratamento holístico, compassivo e humanizado", Afirmou Evandro Monteiro.

Para melhorar o acesso e a equidade na prestação dos serviços de cuidados paliativos, o Secretário de Estado avançou que foram criadas equipas multidisciplinares em são Vicente e na Região Norte de Santiago, capacitação de profissionais de saúde em várias ilhas assim como “reforçou-se também currículo da enfermagem em cuidados paliativos, a implementação da terapêutica subcutânea contínua, aquisição de materiais para consultas domiciliares”.

Não obstante os ganhos, Evandro Monteiro considera que “há uma necessidade proeminente de regulamentar e expandir a rede, implementar cuidados domiciliar e cuidados pediátricos, desenvolver indicadores de avaliação e segmento de melhorias constantes, envolver a comunidade, aprimorar a legislação e intensificar a formação de profissionais de saúde para garantir a qualidade na prestação destes cuidados”.

A formação vai ser ministrada por médicos da Iniciativa 3 M (IM3M) que há um ano estiveram em Cabo Verde dando formação na mesma matéria. O médico e Coordenador da equipa, Hugo Ribeiro, afirmou que este vai ser um momento de troca de conhecimentos e partilha de experiências.

São aproximadamente 30 profissionais de saúde dos diferentes pontos do país que de 22 a 25 deste mês vão participar na formação organizada pela Direção Nacional da Saúde através do Plano Nacional de Cuidados Paliativos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Anícia Veiga, Rádio Morabeza,22 jan 2024 14:16

Editado porAndre Amaral  em  23 jan 2024 8:36

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.