Com o tema "Consciencialização e Acção: Enfrentando os Impactos das Alterações Climáticas nos SIDS", a CAPE24 pretende abordar os crescentes impactos sociais, políticos e ambientais resultantes das alterações climáticas nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
Segundo um comunicado do Governo, a conferência visa contribuir com insights para a implementação de ações identificadas em várias instâncias regionais, globais e nacionais, incluindo o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde (PEDS II).
Cabo Verde, país insular e saheliano, enfrenta riscos significativos relacionados às mudanças climáticas, como secas, chuvas intensas e tempestades tropicais. O governo reafirma seu compromisso na luta contra as alterações climáticas, reflectido no PEDS II e outras políticas públicas.
A conferência contará com a participação de autoridades nacionais e estrangeiras, oradores convidados, representantes de instituições públicas e privadas, do sector privado e da sociedade civil. Os trabalhos incluirão conferências inaugurais e painéis temáticos, visando promover a discussão e colaboração sobre os desafios das mudanças climáticas nos SIDS.
A CAPE24 promete ser um marco importante na conscientização e mobilização de esforços para enfrentar os desafios urgentes impostos pelas mudanças climáticas nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
A sessão de abertura acontece amanhã, 20 de Março, às 09h30, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.