​CAPE24 debate desafios das Mudanças Climáticas em Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento

PorEdisângela Tavares,19 mar 2024 10:40

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional promove, em formato híbrido, nos dias 20, 21 e 22 de Março, a 3ª edição da Conferência Anual de Política Externa (CAPE24), que terá como temática principal as mudanças climáticas e os pequenos estados insulares em desenvolvimento: desafios e perspectivas.

Com o tema "Consciencialização e Acção: Enfrentando os Impactos das Alterações Climáticas nos SIDS", a CAPE24 pretende abordar os crescentes impactos sociais, políticos e ambientais resultantes das alterações climáticas nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

Segundo um comunicado do Governo, a conferência visa contribuir com insights para a implementação de ações identificadas em várias instâncias regionais, globais e nacionais, incluindo o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde (PEDS II).

Cabo Verde, país insular e saheliano, enfrenta riscos significativos relacionados às mudanças climáticas, como secas, chuvas intensas e tempestades tropicais. O governo reafirma seu compromisso na luta contra as alterações climáticas, reflectido no PEDS II e outras políticas públicas.

A conferência contará com a participação de autoridades nacionais e estrangeiras, oradores convidados, representantes de instituições públicas e privadas, do sector privado e da sociedade civil. Os trabalhos incluirão conferências inaugurais e painéis temáticos, visando promover a discussão e colaboração sobre os desafios das mudanças climáticas nos SIDS.

A CAPE24 promete ser um marco importante na conscientização e mobilização de esforços para enfrentar os desafios urgentes impostos pelas mudanças climáticas nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

A sessão de abertura acontece amanhã, 20 de Março, às 09h30, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Edisângela Tavares,19 mar 2024 10:40

Editado porAndre Amaral  em  28 abr 2024 21:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.