À margem da reunião da quarta sessão ordinária do Comité da África Ocidental para aprovação de pesticidas, Gilberto Silva foi questionado pela Inforpress sobre a avaliação agrícola que estava prevista para ser apresentada no mês de Setembro, tendo confirmado que há um relatório que não foi divulgado, tendo em conta a alteração climática.
Neste caso, disse que uma nova avaliação vai ser feita na próxima semana, considerando o que se está a passar na natureza nestas últimas semanas, apontando maior prudência e aguardar para saber em que ponto está a campanha agrícola de sequeiro.
“Temos uma situação completamente melhorada do ponto de vista da produção de pastos, do ponto de vista da recarga dos lençóis freáticos e inclusive também vamos poder melhorar consideravelmente a produção de grãos”, avançou o governante.
No entanto, Silva garantiu que as perspectivas são “boas”, levando em conta a confirmação de algumas previsões, apesar dos intervalos entre os episódios de tempo da queda das chuvas.
“As pessoas fizeram as sementeiras, levaram muito tempo a ver novas chuvas e isto trouxe muitos problemas, e por isso, nós entendemos que só uma avaliação técnica adequada poderá dar elementos e dizer o que é que nós temos como resultado da agrícola e, sobretudo, se há ou não há necessidade de medidas, mas já estamos a crer que não haverá a necessidade”, finalizou Gilberto Silva.