Ministro da Agricultura promete nova avaliação técnica da situação agrícola depois das últimas chuvas

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,21 out 2024 14:10

O ministro da Agricultura e Ambiente afirmou hoje que vai ser feita uma nova avaliação técnica da situação agrícola depois da queda das últimas chuvas, uma situação “completamente melhorada” do ponto de vista da produção de pastos.

À margem da reunião da quarta sessão ordinária do Comité da África Ocidental para aprovação de pesticidas, Gilberto Silva foi questionado pela Inforpress sobre a avaliação agrícola que estava prevista para ser apresentada no mês de Setembro, tendo confirmado que há um relatório que não foi divulgado, tendo em conta a alteração climática.

Neste caso, disse que uma nova avaliação vai ser feita na próxima semana, considerando o que se está a passar na natureza nestas últimas semanas, apontando maior prudência e aguardar para saber em que ponto está a campanha agrícola de sequeiro.

“Temos uma situação completamente melhorada do ponto de vista da produção de pastos, do ponto de vista da recarga dos lençóis freáticos e inclusive também vamos poder melhorar consideravelmente a produção de grãos”, avançou o governante.

No entanto, Silva garantiu que as perspectivas são “boas”, levando em conta a confirmação de algumas previsões, apesar dos intervalos entre os episódios de tempo da queda das chuvas.

“As pessoas fizeram as sementeiras, levaram muito tempo a ver novas chuvas e isto trouxe muitos problemas, e por isso, nós entendemos que só uma avaliação técnica adequada poderá dar elementos e dizer o que é que nós temos como resultado da agrícola e, sobretudo, se há ou não há necessidade de medidas, mas já estamos a crer que não haverá a necessidade”, finalizou Gilberto Silva.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,21 out 2024 14:10

Editado porAndre Amaral  em  21 nov 2024 12:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.