Na sua mensagem de Natal, na página oficial do facebook da Diocese de Santiago de Cabo Verde, sublinhou que o Natal é um momento alto da existência dos cristãos, mas de toda a humanidade, porque a Igreja exorta a todos a tomarem consciência de quem são, sendo que são uma “preciosidade” e um “tesouro” aos olhos de Deus.
“Este é o Natal que nós somos convidados a viver, a celebrar, não só durante um dia, durante uma semana, mas o ano inteiro e a vida toda, porque afinal o nosso próprio destino eterno se resumirá nessa comunhão da humanidade com a divindade, é em Cristo Jesus que nos abriu a porta, nos abre o caminho, ele é o caminho que nos leva ao Pai”, apontou.
Neste sentido, realçou que o Natal é a festa da aliança, do encontro, do amor, da comunhão entre Deus e a humanidade e entre todos os homens e mulheres que constituem a humanidade criada e querida por Deus para assumir também e participar também na vida divina.
“Tanto assim que, tendo sido criados à imagem e à semelhança de Deus, Deus veio ter connosco assumir a nossa própria humanidade para estabelecer uma aliança entre a divindade que está na origem de tudo e a humanidade criada com o objectivo de nos promover a dignidade de membro da família de Deus”, precisou.
Para Dom Arlindo Furtado, todos são “muito importantes” aos olhos de Deus e Jesus que assume a humanidade e quer que todos sejam também cada vez mais preparados para assumir a sua divindade.
Para o ano novo, disse esperar que todos sejam capazes de testemunhar essa fraternidade, essa comunhão, essa alegria de viver, e esperança de caminhar com Cristo para a plenitude da alegria e da paz.