As circunstâncias da morte do cabo-verdiano, que tinha 43 anos, continuam por esclarecer, sendo que as autoridades desmentiram no início desse mês a versão oficial da Polícia de Segurança Pública (PSP) de que o cabo-verdiano teria ameaçado e tentado atacar os agentes com recurso a uma arma branca.
Em Março, o cabo-verdiano Ademir Moreno, de 50 anos, morreu na sequência de uma agressão na cidade da Horta, ilha do Faial, Açores, mas antes, em Janeiro, dois cabo-verdianos, de 20 e 35 anos, morreram depois de terem caído de uma altura de 12 metros quando trabalhavam nos estaleiros de Viana do Castelo e o deputado da Nação, eleito pelo PAICV, para o círculo eleitoral da ilha do Maio, Edson Alves, faleceu em Portugal, no mês de Maio, por morte súbita.
No dia 29 de Outubro, a companhia aérea ‘low cost’ EasyJet começou a voar para Cabo Verde com duas rotas (Porto-Sal e Lisboa-Sal) e seis frequências semanais, e a capital portuguesa acolheu a Web Summit 2024, de 11 a 14 de Novembro, com participação de Cabo Verde com uma delegação de mais de 50 pessoas, chefiada pelo secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes.
Em Junho, o Governo realizou a primeira mesa redonda internacional sobre o Mapeamento da Diáspora no Mundo, no âmbito do projecto de mapeamento da diáspora cabo-verdiana, executado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), visando definir a comunidade cabo-verdiana em mais de 40 países do mundo.
De 28 de Fevereiro a 03 de Março, Cabo Verde participou na 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) como destino internacional convidado, que contou com a presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e do ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos.
A capital portuguesa acolheu, em Outubro, a primeira edição do Ocean Summit 2024, organizada pela Fundação Carlos Albertino Veiga, em parceria com a Marinha Portuguesa e a Proteus Ocean Group (Estados Unidos da América), no ano em que foi anunciada a realização da cimeira bilateral Portugal-Cabo Verde a ser realizada em Lisboa, nos dias 27 e 28 de Janeiro de 2025.
Várias visitas foram realizadas pelo Chefe de Estado e membros do Governo, como exemplo, a participação do Presidente da República, José Maria Neves, no 10º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, em Novembro, em Cascais, e nas comemorações dos 50 anos de 25 de Abril, a convite do homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.
Em Outubro, na sua primeira visita oficial a Portugal como ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga reuniu-se com a comunidade artística cabo-verdiana residente em Lisboa, e no mês de Maio, realizou-se a I edição Internacional do “Festival Batuku Nos Alma”, em Lisboa.
O pugilista internacional cabo-verdiano David Pina, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, foi agraciado com várias medalhas e prémios, em Portugal, depois de ganhar a primeira medalha olímpica para Cabo Verde, nos Jogos Olímpicos de Paris.