O processo de transporte para o Parque Eólico de Santiago deverá decorrer ao longo de duas semanas, com início datado para próxima terça – feira, 2 de Setembro, condicionando vias do Porto da Praia, Lém Ferreira, Achada Grande, Aeroporto e acesso a São Francisco.
Depois de instaladas, essas novas turbinas corresponderão às estruturas mais altas existentes em Cabo Verde, com 105 metros de altura até ao "hub" e cerca de 180 metros até à ponta da pá.
A Cabeólica, avançou que o impacto ambiental do projecto de expansão da Cabeólica será expressivo, levando a redução adicional de mais de 50.000 toneladas de CO₂ por ano.
Vai contribuir para a descarborização da economia nacional e cumprimento dos compromissos internacionais assumidos por Cabo Verde no combate às alterações climáticas.
Também contribuirá no fortalecimento da independência e segurança energética, através da integração de turbinas e de sistemas de armazenamento em baterias (BESS), bem como na poupança significativa para o país com electricidade a um preço bastante competitivo face à geração de electricidade com base em energias fósseis.
“Com a chegada destas turbinas, reforçamos não apenas a capacidade de geração de energia limpa, mas também o compromisso do país em liderar pelo exemplo no caminho para um futuro energético sustentável. Este projecto simboliza a inovação, a confiança e uma visão de longo prazo para uma nação mais resiliente e mais competitiva”, salientou a Cabeólica.