O líder parlamentar do MpD, Fernando Elísio Freire, solicitou ao Hospital Agostinho Neto (HAN) mais informações relativamente à morte de 14 crianças em Setembro deste ano, nas incubadoras da neonatologia.
Na sequência das informações divulgadas na imprensa sobre eventuais ocorrências relacionadas com o funcionamento do hospital, que reportam situações de morte de recém-nascidos por infecção, o MpD agora quer saber quais as reais razões para tal acontecimento e qual a posição a assumir.
Dentre as informações solicitadas, o MpD quer obter a evolução mensal da mortalidade infantil hospitalar, número e causas de óbito neo-natal durante o mês de Setembro deste ano, bem como a evolução mensal da taxa específica de mortalidade nos prematuros ao longo de 2013.
O maior partido da posição quer conhecer ainda a taxa mensal de prematuridade nos recém-nascidos, com esclarecimentos específicos do grau de prematuridade, isto levando em conta o tempo de gestação, peso à nascença, distúrbios respiratórios e ou metabólicos.
A meningite e a sepsis neonatal foram algumas das causas apontadas para as mortes dessas crianças, daí que o grupo parlamentar do MpD querer dados da incidência desses casos ao longo do ano, particularmente no mês de Setembro, e a etiologia e evolução clínica dos casos de meningite no que toca ao ano de 2013.
O Grupo Parlamentar do MpD aguarda pela resposta do HAN para uma melhor abordagem do caso e avança que dependo da mesma o assunto poderá ser levado ao plenário.