«Governo está a desmantelar a TACV» - Janira Hopffer Almada

PorExpresso das Ilhas,24 mai 2017 14:46

O governo está a desmantelar a TACV, ao invés de proceder à sua reestruturação para privatização, como prometido, disse esta terça-feira o PAICV.

 

É a primeira reacção da presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, ao anúncio feito ontem pelo Governo de que a TACV deixa de voar inter-ilhas a partir de 1 de Agosto. A líder do maior partido da oposição, que falava à imprensa à saída de um encontro na Câmara de Turismo, disse que o que foi prometido não foi cumprido.

“O que foi prometido, e penso que todos os cabo-verdianos ouviram, foi a reestruturação para privatização. Mas, dos dados que nós tivemos, e que vamos analisar de forma ainda mais aprofundada, é que neste momento se está, praticamente, a desmantelar a companhia de bandeira”, considera.

Janira Hopffer Almada justificou o seu posicionamento com os anúncios de que o Governo vai passar a controlar 49% do capital social da Binter CVabo Verde “sem se dizer como”.

“Portanto, a questão que se coloca é se essa empresa vai ter o monopólio”, questiona.

A presidente do PAICV entende que o Governo actuou com absoluta confidencialidade e sem partilhar com a nação dados fundamentais de activos estratégicos do país.

“Com efeito, seja a privatização, seja a concepção de activos públicos estratégicos, como por exemplo são os TACV, têm de ser feitos com muita cautela, tendo em conta que são negócios públicos sensíveis e que têm que ser tratados com ponderação e responsabilidade, por imperativo legal”, diz.

O PAICV vai mais longe e afirma que não tem a noção de qual é a política de transportes que o governo está a adoptar.

O executivo anunciou ontem o fim da operação doméstica da TACV a partir de Agosto. Os voos inter-ilhas passam a ser assegurados, apenas, pela Binter Cabo Verde, que cede 49% do seu capital ao Estado. Também o sector de voos internacionais e de manutenção e engenharia vão ser reestruturados e privatizados.

 

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 mai 2017 14:46

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  25 mai 2017 9:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.