Cabo Verde, Portugal e Luxemburgo vão cooperar na área da Defesa

PorExpresso das Ilhas, Lusa,6 abr 2018 10:45

Azeredo Lopes
Azeredo Lopes

Portugal, Luxemburgo e Cabo Verde vão estabelecer um acordo de cooperação na área da Defesa, anunciou o ministro português Azeredo Lopes.

"Portugal está a concluir as negociações para um acordo desta natureza que envolva Portugal, Cabo Verde e Luxemburgo", afirmou ontem o ministro da Defesa português, na Covilhã, distrito de Castelo Banco, em Portugal

O ministro falava durante o III Seminário IDN Jovem, uma iniciativa do Instituto de Defesa Nacional português, que decorre até hoje, na Universidade da Beira Interior.

Ao abordar a temática da Acção Externa da Defesa Nacional, Azeredo Lopes defendeu que é a favor de relações de cooperação que envolvam mais do que um país e que sejam vantajosas para as partes, tendo dado como exemplo o acordo que já está a ser trabalhado.

Lembrando que o Luxemburgo tem nas suas Forças Armadas 15% de portugueses, considerou que este acordo faz sentido por diferentes razões: "Nós temos muita competência, Cabo Verde tem as vantagens de uma posição geo-estratégica muito importante para Portugal e o Luxemburgo tem dinheiro e tem muitos portugueses".

"O Luxemburgo vai financiar projectos, nós, se possível, integraremos militares luxemburgueses nas nossas missões marítimas, todos nos qualificamos e, assim, temos uma relação triangular e vamos criando relações de geometria variável que nos permitem, por exemplo, cumprir uma das opções fundamentais de qualquer política de defesa contemporânea, que é a de olharmos para o mar", acrescentou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,6 abr 2018 10:45

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.