A informação foi avançada hoje pelo ministro de Estado, Elísio Freire, em conferência de imprensa de balanço da reunião de quinta-feira.
“O país está a preparar-se para os carros eléctricos”, garante Elísio Freire, porta-voz do Conselho de Ministros.
O despertar para a questão da mobilidade eléctrica sustentável em Cabo Verde é motivado pelos objectivos traçados no programa nacional para a sustentabilidade energética, mas também pelos avanços tecnológicos a nível internacional.
“Estamos a criar um grupo de trabalho para estarmos alinhados com aquilo que é a modernidade, com os objectivos do programa estratégico do nosso país”, justifica o executivo.
“É uma oportunidade estratégica para o país conseguir actuar a nível do plano nacional de segurança energética”, reforça Freire.
A actuação do Governo passa, segundo Elísio Freire, por acompanhar os trabalhos durante a elaboração da política nacional para a mobilidade e os trabalhos para a elaboração do plano de acção para a mobilidade eléctrica sustentável. Além do mais, vai promover debates intersectoriais e servir de suporte para a tomada de decisões.
A estrutura de missão será constituída pelo Ministério da Indústria Comércio e Energia, Ministério da Agricultura e Ambiente, Ministério das Finanças, Ministério da Administração Interna, e Programa de Apoio ao Sector das Energias Renováveis e Associação Nacional dos Municípios.