Ministro da Indústria participa na 1ª edição do fórum “EurAfrican” em Portugal

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,10 jul 2018 8:07

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro

​O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Dias Monteiro, participa na primeira edição do “fórum EurAfrican”, sob o lema “Construir parcerias para a mudança” que se realiza esta terça-feira,10, em Lisboa, Portugal.

De acordo com um comunicado de imprensa, trata-se de uma plataforma que pretende analisar mecanismos de colaboração inovadores e sinergias existentes entre os dois continentes.

Segundo o mesmo comunicado, o fórum deverá reunir no Centro de Congressos do Estoril cerca de 300 líderes africanos e europeus, decisores empresariais e institucionais, influenciadores, para explorar coletivamente novos tipos de parcerias num momento em que o contexto geopolítico global está em rápida transformação, trazendo consigo diversas promessas e riscos.

“O debate será centrado em torno de quatro painéis, designadamente a confiança: como é que podemos fomentar a confiança e inspirar os jovens, desenvolver as suas capacidades empresariais e explorar o potencial das gerações futuras, a partilha de recursos entre a Europa e África como um efeito multiplicador".

“Num momento em que a crise migratória europeia sobe de tom, estima-se que a população jovem africana tenha, nos próximos anos, um forte crescimento, e que em 2100, 40% da população mundial viverá em África. A Europa e a África representam neste momento uma região económica de 2 mil milhões de pessoas”, lê-se na nota, que avança, por outro lado, que o papel central desempenhado por Cabo Verde na aproximação entre a Europa e África será considerado um importante pela organização do evento.

Conforme o mesmo documento, para além de Cabo Verde que será representado pelo ministro Alexandre Monteiro, prevê-se a participação do ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos Augusto e do seu homólogo da Guiné Equatorial, Simeón Angue, e ainda dos ministros da Indústria, Comércio e Cooperativas do Quénia Adan Mohamed e das Finanças e Planeamento, Henry Rotich.

A abertura do encontro estará a cargo do antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e conta com o alto patrocínio do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,10 jul 2018 8:07

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  1 abr 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.