PAICV quer o pelouro das Finanças sob tutela de outro vereador

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,25 ago 2018 15:34

A comissão política do PAICV da região Santiago Norte questionou na sexta-feira, o facto de o edil de Santa Catarina, José Alves Fernandes, ter assumido o pelouro da Administração e Finanças, após ter desprofissionalizado o vereador José Luís Semedo.

Com a desprofissionalização do vereador do pelouro da Administração e Finanças, esta pasta ficou sob a tutela directa do presidente José Alves Fernandes, que vem, desde o início do mandato, acumulando os pelouros do Urbanismo e Cooperação Descentralizada.

“Achamos que por se tratar de Finanças não deveria estar sob a tutela do presidente, porque quem decide e manda executar é mesma pessoa, por isso achamos que o pelouro das Finanças deveria estar sob tutela de outro vereador, de modo a tornar as coisas mais transparentes. Para nós isso é fundamental”, disse o vice-presidente da comissão política regional Santiago Norte, Joaquim Furtado.

Joaquim Furtado, que se fez acompanhar pelo primeiro secretário do sector do partido em Santa Catarina, Ido Carvalho-, falava sexta-feira em Assomada numa conferência de imprensa, para fazer um pronunciamento público sobre a desprofissionalização do vereador da Administração e Finanças, José Luís Semedo, tornado público esta segunda-feira, tendo o edil alegado “falta de confiança política” no mesmo.

Segundo furtado, o PAICV está preocupado com a situação que considera de uma “profunda crise política instalada na Câmara Municipal de Santa Catarina”.

Nesse sentido, o PAICV exortou o edil José Alves Fernandes a “ prestar o cabal esclarecimento sobre a situação financeira da edilidade e das reais causas do conflito que levou a perda de confiança política no final, sustendo que, afinal, não se tratar de um pelouro qualquer, mas sim das finanças que gere o recurso de toda a população de Santa Catarina.

“Esclarece-se que o PAICV nada tem a ver com as guerrilhas internas do MpD, mas tratando-se de guerrilhas na gestão da Câmara Municipal, e motivo de preocupação não só do PAICV, mas de todos os munícipes deste concelho”, clarificou.

“Num momento em que a população rural passa por uma carência extrema de falta de alimentos, sem trabalho e sem qualquer alternativa, em consequência da seca e da incapacidade do Governo e da Câmara Municipal em socorrer as famílias e com o espectro de mais um mau ano de seca para o desespero dos homens do campo, impunha-se a união de esforços de todos os eleitos nacionais e municipais, no apoio às famílias desamparadas”, lançou.

Conforme o vice-presidente da comissão política regional Santiago Norte, o Movimento para Democracia (MpD-poder) na Câmara Municipal de Santa Catarina resolveu instalar guerras de protagonismo político, sem importar com o sofrimento da população.

Perante tal situação, em que diz estar em condições de afirmar que esta “crise política” vem de há algum tempo e que esta “guerrilha” estende-se aos outros vereadores, apelou à população a estar vigilante no desenrolar do “conflito instalado na Câmara Municipal, evitando a dilapidação dos recursos de todos”.

Alertou ainda, a quem de direito, mormente a Inspecção Geral das Finanças que esteja atenta e fazer o seu trabalho, no sentido de apurar as reais causas do conflito gerado à volta das finanças da câmara.

“A Câmara Municipal é uma instituição do povo e para o povo e não um campo para protagonistas políticos. Isso é simplesmente inaceitável”, rematou. 

Contactado pela Inforpress, o vereador desprofissionalizado José Luís Semedo disse que vai pronunciar sobre o caso oportunamente. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,25 ago 2018 15:34

Editado porDulcina Mendes  em  26 ago 2018 9:01

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.