Construções na orla marítima passam a depender de autorização do Governo

PorDulcina Mendes,6 out 2018 8:39

Gilberto Barros
Gilberto Barros

O Conselho de Ministros que esteve reunido esta quinta-feira, aprovou o decreto legislativo que limita a construção na orla marítima nas ilhas da Boa Vista, Maio, São Vicente e Sal.

A medida foi anunciada hoje, pelo secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, numa conferência de imprensa sobre a reunião de conselho de ministros.

“A realidade é que tem havido em Cabo Verde vários pedidos para se proteger a orla marítima e em resposta a esse pedido, o governo achou por bem legislar sobre a matéria”, explica.

Por outro lado, existia uma fragmentação das autoridade e das entidades locais que podiam autorizar a construção, mas que a partir de agora tudo está centralizado no Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação. “Agora tudo é centralizado no Ministério das Infra-estruturas, e as câmaras municipais já não têm a competência para esta questão”.

O Conselho de Ministro desta quinta-feira, também aprovou um decreto-lei que cria um Instituto de Prevenção e de Investigação de Acidente Aeronáutico e Marítimo. Para Gilberto Barros, este decreto-lei vai alinhar Cabo Verde com as melhores práticas internacionais em termos de prevenção e de investigação de tudo o que é acidente aeronáutico e marítimo.

“O foco será na prevenção, mas além de acidente é importante ter um arranjo institucional para saber como é que se leva a cabo qualquer investigação sobre acidente que pode acontece em Cabo Verde”, indica.

O governo aprovou ainda esta quinta-feira três decretos-leis para a modernização do sistema de pagamentos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,6 out 2018 8:39

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  7 out 2018 9:30

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.