O também presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago falava à agência Lusa um dia após o homólogo da Praia, Óscar Santos, ter sido atingido com um tiro no braço por homens encapuzados, quando chegava a um ginásio que frequenta na zona de Palmarejo Baixo.
"É claro que precisamos de mais segurança para os autarcas, enfrentamos riscos vários, este caso é um exemplo, e o Estado vai ter que garantir e melhorar questões de segurança para os autarcas", pediu Manuel de Pina.
O autarca lembrou que no passado alguns presidentes de Câmara já tiveram segurança e como agora estão a correr riscos, "seria de todo necessário" que o Estado resolvesse essa situação de garantir alguma segurança para os autarcas.
Para o líder associativo, os autarcas precisam de segurança nos momentos de mais riscos, sobretudo na saída e entrada de casa, nos edifícios públicos e nos locais que frequentam diariamente, como no ginásio onde Óscar Santos vai sozinho para fazer os seus treinos matinais.
"Ou seja, nos momentos em que a pessoa está mais vulnerável, poder-se-ia garantir alguma segurança", mostrou o autarca, que falou à Lusa por telefone a partir de Lisboa, adiantado que assim que regressar a Cabo Verde a questão será discutida com todos os colegas para ver o que se pode fazer.
Sobre o ataque ao colega da Praia, Manuel de Pina disse que se trata de uma "situação lamentável, inqualificável e de muita cobardia" e que não tem justificação.
"Estes actos não se justificam. Cabo Verde é um país livre e democrático, os tribunais funcionam, a política funciona à base da democracia, não há nenhuma razão que justifica este ato. Nem sequer há como qualificar um ato tão covarde do tipo", insistiu o presidente da ANMCV.
Manuel de Pina manifestou ainda solidariedade ao colega da Praia, garantindo que a associação dará toda a força e apoio necessários a Óscar Santos.
O presidente da Câmara Municipal da Praia foi segunda-feira baleado, cerca das 05:30. O O edil foi atingido num braço. Transportado para o Hospital Agostinho Neto, Óscar Santos foi sujeito a uma intervenção cirúrgica.