Cabo Verde vai prorrogar moratórias de créditos até Setembro de 2021

PorExpresso das Ilhas, Lusa,12 dez 2020 11:35

Cabo Verde vive a “maior recessão económica” da sua história

Segundo o último balanço da Pró-Empresa, responsável por gerir os apoios às empresas cabo-verdianas no âmbito da pandemia, foram aprovadas, desde Abril, 660 moratórias para crédito a empresas concedido pelos bancos comerciais do país. Essas moratórias ultrapassam em valor os 14.447 milhões de escudos.

A moratória aos créditos bancários em Cabo Verde, aplicada desde Abril devido à pandemia de covid-19 e válida até 31 de Dezembro, vai ser prorrogada até Setembro de 2021, anunciou esta sexta o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

A posição foi assumida pelo governante, que é também ministro das Finanças, durante a discussão na Assembleia Nacional da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021, que antecede a votação final do documento, com Olavo Correia a sublinhar que Cabo Verde vive hoje a “maior recessão económica” da sua história, devido à crise provocada pela pandemia de covid-19.

“Vamos estender as moratórias para empresas e particulares que continuam a ser impactados pela covid-19 até Setembro de 2021”, anunciou Olavo Correia.

Dados anteriores do BCV indicavam que os bancos cabo-verdianos já tinham concedido, de Abril a Junho, um total de 2.128 moratórias de crédito a empresas, famílias e câmaras municipais.

O Governo cabo-verdiano tem lançado várias medidas para minimizar os impactos da crise económica no arquipélago, dependente do turismo e fechado ao exterior devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Este regime de moratória é aplicável aos contratos de crédito “celebrados por empresas, empresários em nome individual, instituições particulares de solidariedade social, associações sem fins lucrativos e outras entidades da economia social” e, no caso dos consumidores individuais, “aplica-se aos contratos de crédito para habitação própria permanente e outros créditos”, explicou anteriormente o banco central.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,12 dez 2020 11:35

Editado porJorge Montezinho  em  14 dez 2020 7:10