Legislativas 2021: Santiago Sul volta a eleger 19 deputados, São Vicente perde um deputado

PorExpresso das Ilhas,13 fev 2021 9:34

Número de deputados a eleger por cada círculo eleitoral nas próximas eleições legislativas foi publicado, ontem, no Boletim Oficial.

O círculo eleitoral de Santiago Sul recuperou o deputado que tinha perdido nas eleições legislativas de 2016. Segundo dados avançados pela Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) da Praia rinha registado, desde o reínicio do recenseamento, mais de 3000 mil novas inscrições.

Como relembra a inforpress, nas eleições de 2016 a região de Santiago Sul, que para além do concelho da Praia é integrada pelo município de Ribeira Grande de Santiago e São Domingos, passou de 19 para 18 deputados porque o número de eleitores não lhe permitiu eleger o último deputado que tinha antes.

Ao todo, em Santiago Sul, estão registados 106561 eleitores. Esta actualização do número de deputados vai fazer com que a ilha de Santiago, que tem duas regiões políticas (Santiago Sul e Santiago Norte) eleja 33 dos 72 deputados a serem sufragados a 18 de Abril quando se realizarem as eleições legislativas.

O ganho de Santiago traduz-se na perda de São Vicente. Isto porque a ilha do Monte Cara perde um deputado para o ciclo eleitoral que termina a 18 de Abril.

Se em 2016 São Vicente elegeu 11 deputados agora, em 2016, vão ser apenas 10 os deputados eleitos por aquela ilha.

A explicação para esta redução passa pela fraca adesão da população da ilha ao recenseamento eleitoral que terminou na passada quinta-feira.

A informação foi confirmada hoje à Inforpress pelo presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) de São Vicente, Humberto Mota, para quem a perda de um deputado “já era esperada”, atendendo à forma como potenciais eleitores têm aderido ao processo de recenseamento.

Mesmo assim, a ilha tem mais 2.129 eleitores, frutos do mais recente período de recenseamento eleitoral, número que, no entanto, não superou o crescimento registado em outros círculos eleitorais como Praia e Sal, por exemplo.

Os deputados são atribuídos aos círculos eleitorais em função do recenseamento, e se o número de eleitores reduzir uma ilha pode perder deputados em função de aumento de recenseados em outros círculos eleitorais.

Assim, para as eleições autárquicas do dia 18 de Abril, estão inscritos provisoriamente nos cadernos de recenseamento cerca de 54.600, “número com tendência para baixar”, segundo Mota, quando se fizerem as correcções de duplas inscrições, transferência e outras.

image

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,13 fev 2021 9:34

Editado porAndre Amaral  em  15 fev 2021 10:59

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.