Ministro do Mar participa na Conferência Ministerial All- Atlantic 2021- Por um Oceano Sustentável

PorExpresso das Ilhas,3 jun 2021 14:15

O Ministro do Mar, Paulo Veiga, participa amanhã, 4, no painel “Connecting, Acting, Cooperating: What has been achieved?”, enquadrado na conferência sobre investigação e inovação para a sustentabilidade dos oceanos que decorre em Ponta Delgada, nos Açores.

Integrada na iniciativa “The All-Atlantic2021 – All-Atlantic R&I for a Sustainable Ocean”, a conferência realiza-se no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em estreita cooperação com a Comissão Europeia. O objectivo é reforçar a Investigação e Inovação e a cooperação através e ao longo do Oceano Atlântico.

O evento, que reúne ministros, representantes de alto nível e líderes oceânicos, incluindo pesquisadores, jovens, empresários, académicos e sociedade civil, será uma oportunidade para discutir o progresso da actual cooperação em pesquisa e inovação marinha de todo o Atlântico, e lançar uma plataforma de doações para todo o Atlântico como uma nova abordagem para a cooperação existente e para fornecer soluções para acelerar as transições gêmeas verde e digital, construir uma sociedade mais verde, justa e resiliente.

No dia 5, data de regresso a Portugal continental, Paulo Veiga fará uma visita ao veleiro Esperança que estará atracado no porto de Cascais, Portugal, no âmbito da participação na edição inaugural da Ocean Race Europe e no dia 6, assiste à partida da prova que tem como destino Alicante, Espanha.

A Ocean Race Europe teve início em França fará a sua primeira escala em Cascais. Trata-se de uma versão mais curta da Ocean Race, a regata mundial de circum-navegação considerada a Volta ao Mundo à vela, cuja próxima edição está prevista para 2022-23, com passagem por Cabo Verde.

Na sua visita a Portugal, o ministro do Mar participa, no dia 7, na cerimónia de apresentação do Navio Dona Tututa seguida de uma visita à embarcação.

Actualmente, o navio encontra-se no estaleiro Navaltagus, já em fase de conclusão do processo de manutenção das máquinas, bem como o reforço de sistemas de segurança a bordo, nomeadamente, sistemas de incêndio e meios de salvação, adequadas às normas internacionais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,3 jun 2021 14:15

Editado porAndre Amaral  em  4 jun 2021 10:09

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.