José Luís Rocha nomeado para integrar painel de alto nível da ONU

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,1 mar 2022 20:55

O embaixador José Luís Rocha foi nomeado pela Assembleia Geral da ONU para fazer parte do grupo de 12 peritos que vão finalizar o Índice de Vulnerabilidade Multidimensional para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID ou SIDS).

A informação é avançada em comunicado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, onde explica que a nomeação foi comunicada através de uma carta assinada pelo presidente da Assembleia Geral da ONU, Abdulla SHAHID, sob a recomendação do Secretário-Geral da ONU.

Citando a carta, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional indica que ficou decidida a criação de um painel representativo de especialistas de alto nível, co-presidido por duas “personalidades eminentes.”

“O painel será liderado pelo senhor Gaston Browne, primeiro-ministro de Antígua e Barbuda, e pela Sra. Erna Solberg, ex-primeira-ministra da Noruega”, cita a carta recebida .

O painel, que visa garantir a diversidade no seio do grupo de peritos, foi, segundo a mesma nota, formado por pessoas ligadas aos sectores público e privado, da academia e da sociedade civil, bem como por pessoas com responsabilidades políticas e diplomáticas.

A carta refere ainda que, para além de experiências, conhecimentos, habilidades e qualificações relevantes, a nomeação dos peritos para o painel de alto nível garantiu também o equilíbrio regional e de género.

“O Embaixador José Luís Rocha vai fazer parte desse grupo que tem a responsabilidade de, até Dezembro de 2022, implementar um plano de trabalho para concluir a apresentação de uma proposta de Índice, instrumento que poderá ter o potencial de ajudar a ONU e a Comunidade internacional no geral, a apoiar de forma coordenada os pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento”, destaca o comunicado.

Cabo Verde, como Estado Insular em Desenvolvimento, que tem vindo a agir em concertação com os demais SIDS na promoção do grupo e das suas especificidades, vê a nomeação do Embaixador José Luís Rocha como “importante”.

“A nomeação do Embaixador José Luís Rocha acontece, igualmente, na sequência do trabalho por ele desenvolvido em prol dos SIDS, no quadro das funções que desempenhou como representante permanente de Cabo Verde em Nova Iorque entre 2016 e 2021”, realça a nota de imprensa.

Diplomata de carreira, muito ligado ao sector da cooperação, José Luís Rocha é licenciado em Ciências Políticas – Relações Internacionais e Diploma Especial de pós-graduação em Estudos de Desenvolvimento, na Universidade Católica de Louvain na Bélgica.

Entrou para o governo em Fevereiro de 2011, como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, tendo antes exercido vários cargos na diplomacia cabo-verdiana, como o de embaixador de Cabo Verde na Bélgica e Luxemburgo, chefe da Missão de Cabo Verde junto à União Europeia e do Grupo ACP e esteve na sua última missão como embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos da América, em Washington.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,1 mar 2022 20:55

Editado porA Redacção  em  2 mar 2022 15:23

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.