Partidos políticos congratulam-se com a Ocean Race e Ocean Summit

PorSheilla Ribeiro,26 jan 2023 12:13

Os partidos políticos congratularam-se hoje com a passagem da 14.ª edição da Ocean Race pelo Mindelo e a realização da Cimeira Oceânica (Ocean Summit), que trouxe a Cabo Verde a visita do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Na sua declaração política da sessão parlamentar de hoje, a deputada do MpD, Maria Santos Trigueiros, disse que a passagem da regata projectou Cabo Verde para patamares assinaláveis de atenção e de notoriedade pelo mundo afora.

“O Governo de Cabo Verde, liderado por Ulisses Correia e Silva fez uma aposta, uma aposta com visão, com perspicácia e assertividade, e foi aposta comprovadamente ganha. Isso porque a OCEAN RACE não se restringe à dimensão desportiva, competitiva e de lazer. Trata-se de uma corrida oceânica com uma missão: a de lutar pela defesa, protecção e preservação do ambiente, com enfoque nos oceanos, sua fauna e flora, e toda a biodiversidade neles existente”, declarou.

Como exemplo, citou a realização da Cimeira Oceânica, que trouxe a Cabo Verde a visita do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que discorreu sobre o impacto das mudanças climáticas sobre pequenos estados insulares; a deslocação do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, para firmar com o Governo o Acordo de Conversão da Dívida Pública em Fundo para a Acção Climática e Ambiental e o lançamento das primeiras Obrigações Azuis (Blue-X Bonds) pela Bolsa de Valores na Cimeira Oceânica, através do International Investment Bank (iiB).

“A Ocean Race e a Ocean Summit vieram reforçar o apelo à acção conjunta e imediata do mundo em defesa do Planeta. O Governo de Cabo Verde não apenas negociou a passagem da Regata pelo nosso país, como esteve lá, incansavelmente, de corpo e alma, na organização, preparação, recepção, acompanhamento e participação em todos os momentos da realização das actividades”, discursou.

Por sua vez, a deputada da UCID, Dora Pires, disse que São Vicente agradece pelos feitos que aconteceram nos últimos dias porque precisamente às vésperas de comemorar o seu dia do Município, precisava de um dinamismo muito grande.

“Elogiamos sim o feito de todos os que estiveram envolvidos para que fosse concretizada todo este movimento com o Ocean Race, mas também com o Ocean Submmit, onde todos tivemos a oportunidade de assistir os grandes esforços a volta do ambiente, dos problemas climáticos e do oceano. Agradecemos porque São Vicente merece, faz parte também de Cabo Verde e todo o movimento que se fez sentir com muito respeito, com muita ordem, também é de elogiar o comportamento de todos os são-vicentinos”, disse.

Já o deputado do PAICV, João do Carmo também agradeceu, em nome de São Vicente, o evento e referiu que a ilha está habituada com grandes eventos com impactos nacional e internacional, como por exemplo festival Baía das Gatas, Carnaval e festas do final do ano.

“Esperamos que essa actividade tenha continuidade, que o Governo aprenda com esta primeira edição e faça correcções para as próximas edições tornando as coisas mais transparentes às empresas envolventes em São Vicente e que haja uma divulgação mais antecipada, um melhor plano de comunicação para que os emigrantes tenham conhecimento com mais tempo, para que todos possamos ganhar mais ainda”, sugeriu.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,26 jan 2023 12:13

Editado porAndre Amaral  em  26 jan 2023 16:31

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.