​Governo autoriza transferência de 10,5 mil contos para fazer face a compromissos assumidos com a Ocean Race

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,21 fev 2023 10:33

O Conselho de Ministros autorizou a transferência do montante de 10.597.810 escudos para o reforço de verba para fazer face aos compromissos assumidos para a realização da Ocean Race, que teve lugar em Janeiro, no Mindelo.

Na resolução nº 11/2023 de 20 de Fevereiro, publicado no Boletim Oficial, o Governo justifica a decisão com a necessidade de fazer ajustes tendo em consideração a execução do Orçamento de Estado para 2022, em que se verificou a reprogramação da execução de alguns projectos, bem como a necessidade de garantir a liquidação de algumas dívidas.

“Tornar-se assim necessário proceder aos devidos ajustamentos e alterações orçamentais em carácter de urgência face aos compromissos assumidos para a realização das actividades náuticas – Ocean Race nos termos da lei,” refere o documento.

Cabo Verde recebeu pela primeira vez a passagem da regata The Ocean Race de 20 e 25 de Janeiro, no Porto do Mindelo.

De acordo com o executivo, esta actividade posiciona-se como um dos melhores eventos de interesse mundial, que defende a protecção e a sustentabilidade dos oceanos, conjuntamente com outras organizações internacionais.

“A presença da regata The Ocean Race em Cabo Verde representa assim o reconhecimento da forte tradição marítima do nosso país, bem como um enorme voto de confiança no projecto de desenvolvimento sustentável que o Governo tem vindo a implementar desde 2016”, sustenta.

O executivo espera que a regata The Ocean Race contribua significativamente para o desenvolvimento da referida aposta no oceano.

“Representou o reconhecimento mundial da confiança e da credibilidade que hoje Cabo Verde granjeou, bem como da crescente capacidade organizativa de eventos internacionais em Cabo Verde e ainda a capacidade de atractividade do país”, acrescenta.

Por outro, considera que foi uma oportunidade de mostrar ao mundo um Cabo Verde como plataforma da economia marítima, turística e de organização de grandes eventos desportivos, permitindo assim valorizar a posição estratégica de Cabo Verde no Médio Atlântico.

Segundo a estimativa apresentada pelo ministro do Mar, Abraão Vicente, no parlamento, a passagem da Ocean Race pela ilha São Vicente gerou um impacto directo de mais de 70 milhões de escudos na economia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,21 fev 2023 10:33

Editado porFretson Rocha  em  11 nov 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.