A saudação de José Maria Neves foi feita através de um comunicado na sua página do Facebook.
“Os recursos marinhos ficam assim muito mais protegidos. Um grande ganho para a Humanidade. Podemos, com esse cintilante acordo, proteger mais amplamente este importante património comum que é o mar”, frisou o Chefe do Estado.
Para José Maria Neves, trata-se de um tema caro a Cabo Verde que desde o primeiro momento, enquanto Estado insular, na promoção da protecção dos mares e promoção da economia azul. Esta posição valeu ao Presidente da República, recentemente, a nomeação para Champion (Líder) da Preservação do Património Cultural e Natural de África, na plenária da União Africana.
De referir que os Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) alcançaram no sábado, 04, um acordo para estabelecer um tratado de protecção do alto mar, após mais de 15 anos de negociações.
O referido tratado prevê, entre outras, as bases para o estabelecimento de áreas marítimas protegidas, o que deverá facilitar o compromisso internacional de salvaguardar pelo menos 30% dos oceanos até 2030.
A adopção formal do tratado, porém, vai ter de aguardar até que um grupo de técnicos assegure a uniformidade dos termos utilizados no documento e que este seja traduzido nas seis línguas oficiais da ONU.
Quando o novo tratado entrar em vigor, permitirá a criação de áreas marinhas protegidas nas águas internacionais e obrigará os países a realizar avaliações de impacto ambiental sobre as suas actividades feitas em alto mar.