O convite foi feito pelo Ulisses Correia e Silva na quarta-feira, 14, à margem da participação do primeiro-ministro na 111ª Cimeira da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra (Suíça), em que visitou a sede da UIT e se encontrou com a secretária-geral da organização e a sua equipa de directores.
“Convidei a secretária-geral da UIT a visitar Cabo Verde e a participar na inauguração do Parque Tecnológico da Praia, o que foi prontamente aceite”, anunciou o primeiro-ministro através do seu gabinete, sendo que a inauguração do parque está prevista para finais do ano.
De acordo com a mesma fonte, durante o encontro que contou com a presença do ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, os dois responsáveis acordaram celebrar, nessa altura, um memorando de entendimento para parcerias em “actividades prioritárias” para o desenvolvimento da economia digital, transformação digital e ciber-seguranca.
O memorando seria também sobre o posicionamento de Cabo Verde para a realização de conferências regionais em domínios do digital e das tecnologias de informação e comunicação (TIC), orientadas para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento (SIDS).
O primeiro-ministro iniciou esta quarta-feira uma visita à Suíça, que termina hoje, onde, para além de participar na Cimeira da OIT, evento em que fará um discurso e discutir “justiça social para todos”, tem uma série de compromissos com organismos e organizações internacionais da ONU, sediados na cidade, como a visita à Direcção-Geral da Organização Mundial do Comércio.
Conforme o gabinete do primeiro-ministro, a cimeira, com duração de dois dias e que que reúne líderes de todo o mundo, contará com intervenções do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, do diretor-geral da OIT, Gilbert Houngbo, e de altos representantes de organizações de empregadores e trabalhadores, assim como mesas-redondas com representantes de governos e organizações das Nações Unidas e outras organizações internacionais.
Conforme a agenda do primeiro-ministro, depois de Genebra, o chefe do Governo desloca-se a Kiel (Alemanha) para uma visita de trabalho de três dias que irá centrar-se no sector marítimo e com participação na “Semana de Kiel” e uma visita ao Instituto Helmholtz para Pesquisa Oceânica de Kiel (Geomar) acompanhado do Ministro do Mar, Abraão Vicente.
Naquele país europeu, Ulisses Correia e Silva tem também na agenda um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente na Alemanha, incluindo estudantes.
No regresso a Cabo Verde, o primeiro-ministro fará escala em Portugal para a assinatura de um memorando de entendimento sobre o Fundo Climático e Ambiental com o governo português, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.