Cabo Verde e Brasil querem retomar viagens e aumentar relações comerciais

PorExpresso das Ilhas, Lusa,12 mar 2024 17:37

Cabo Verde e Brasil querem aumentar as relações comerciais e pedem a retoma das ligações marítimas e aéreas, interrompidas durante a pandemia da covid-19, anunciaram hoje os responsáveis dos dois países, no final da quarta reunião de consultas políticas.

“Queremos fomentar as relações económicas e empresariais com o Brasil, há um potencial, e teremos de trabalhar um pouco mais a conectividade, seja ela marítima ou aérea”, afirmou a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, no final da reunião que decorreu na Praia.

O secretário para África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Duarte, disse que, pela sua posição geoestratégica, Cabo Verde também proporciona ao seu país “oportunidades” de acesso ao mercado africano.

A TACV, que já voa para Portugal, França e Itália, pretende retomar as ligações com o Brasil, após a suspensão durante a pandemia da covid-19.

“O Brasil é um país em desenvolvimento que tem aspirações e capacidades muitas vezes semelhantes e complementares com Cabo Verde e temos todo o interesse em aprofundá-las”, manifestou o diplomata.

Carlos Duarte disse que as empresas brasileiras “têm interesse em participar mais” no mercado de Cabo Verde, através de investimentos e do comércio, numa altura em que o Governo tem em curso um programa de privatizações de nove empresas públicas, que pretende terminar até 2025.

“São oportunidades económicas que o sector privado brasileiro deve considerar seriamente”, desafiou o porta-voz do Governo brasileiro, que apontou ainda o turismo e a exportação de alimentos como áreas que os dois países podem dinamizar.

Entretanto, salientou que é preciso um “conhecimento maior” das oportunidades, bem como a criação de instrumentos governamentais para protecção de investimentos.

O fórum bilateral realizado hoje na Praia serviu para partilha de informação e balanço das acções de cooperação entre os dois países, que já acontece em áreas como a capacitação técnica, assistência humanitária, defesa, saúde e educação.

Os dois países estão a desenhar um Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), que deverá ser assinado ainda este ano e abranger áreas como as mudanças climáticas e preservação ambiental, saúde, turismo e o empreendedorismo.

“O sector privado também terá um papel importante na materialização desse novo quadro de cooperação com o Brasil”, reforçou Miryan Vieira, considerando que, com isso, os dois países estarão a dar uma “outra roupagem” às suas relações bilaterais.

Da agenda dos trabalhos da reunião de cerca de quatro horas esteve ainda a situação política e socioeconómica nos respectivos países e a geopolítica internacional.

A última consulta entre os dois países aconteceu na Praia, em 2015, depois das duas iniciais, em 2009 e 2012.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,12 mar 2024 17:37

Editado porAndre Amaral  em  13 mar 2024 10:16