“Ambos os lados concordaram em reforçar a colaboração e anunciaram planos para finalizar e assinar um acordo de cooperação militar num futuro próximo”, refletindo “a forte amizade” e “respeito mútuo”, segundo uma declaração da administração da defesa marroquina, citada hoje pela imprensa do país.
Os dois governantes analisaram “as actuais áreas de cooperação” e exploraram “novas oportunidades”, com foco na troca de experiências militares, concluiu a declaração.
A ministra da Defesa de Cabo Verde, Janine Lelis, realiza uma visita oficial de três dias a Marrocos que arrancou com um encontro com o ministro marroquino que tutela a defesa, Abdeltif Loudyi, acompanhado pelo general Mohammed Berrid, Inspector-Geral das Forças Armadas Reais e Comandante da Zona Sul.
Loudyi posicionou a política de Marrocos como uma tentativa de “promover a estabilidade e a segurança regionais”, beneficiando “todos os países da região Atlântica e do Sahel”.
A comitiva cabo-verdiana em Marrocos inclui o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, contra-almirante António Monteiro, e o Director Nacional da Defesa, Maurino Évora.