Governo prevê reforçar diagnóstico precoce do cancro a partir de 2027

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,30 out 2026 14:46

Lúcio Fernandes
Lúcio Fernandes

O Governo prevê reforçar, a partir do próximo ano, o diagnóstico precoce do cancro, através da contratação de médicos especialistas e da aquisição de novos equipamentos, disse hoje o ministro da saúde.

A medida é anunciada por Lúcio Fernandes, numa altura em que o país regista um aumento anual de casos de cancro, muitos dos quais diagnosticados em fases avançadas da doença. Declarações feitas hoje à margem da inauguração do Polo Oncológico do Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, que já acompanha três doentes com cancro da mama.

“Temos de aumentar o rastreio. E, para o cancro da mama, sabemos que o mamógrafo é fundamental. Se não conseguirmos fazer o rastreio para diagnosticar a doença numa fase precoce e permitir um melhor tratamento, estamos a falhar. O país conta, atualmente, com apenas um mamógrafo funcional, no Hospital Agostinho Neto, pelo que não conseguimos fazer o rastreio a nível nacional. Vamos instalar um mamógrafo no Hospital Baptista de Sousa, em 2027. Vamos ter pelo menos cinco mamógrafos em todo o país”, diz.

O país conta atualmente com apenas dois aparelhos de TAC, instalados nos hospitais Agostinho Neto, na Praia, e Baptista de Sousa, em São Vicente. O ministro da Saúde diz que o Governo pretende aumentar esse número para oito já no próximo ano, além de reforçar a capacidade de diagnóstico do cancro do estômago.

“Também queremos aumentar a nossa capacidade de diagnóstico do cancro do estômago, que está a aumentar. Para isso, temos de aumentar o número de endoscopias e colonoscopias, procedimentos realizados atualmente apenas na Praia e em São Vicente. Sabemos da lista de espera que existe. A ideia é, no próximo ano, conseguirmos aparelhos portáteis de endoscopia e colonoscopia. Temos dois gastroenterologistas da cooperação médica cubana que devem chegar nos próximos tempos para se deslocarem às ilhas e realizarem este tipo de diagnóstico”, diz.

Sobre o Polo Oncológico inaugurado hoje no Hospital Baptista de Sousa, o ministro da Saúde afirma que o objetivo é aproximar os tratamentos dos doentes, permitindo-lhes receber cuidados de saúde mais perto de casa e do apoio das famílias.

“Todos os anos estamos a ter cada vez mais diagnósticos de doenças oncológicas. O nosso objetivo é, além de trazer o tratamento para São Vicente, reduzir a necessidade de evacuações. Sabemos que a evacuação custa dinheiro, mas, sobretudo, tem um impacto emocional enorme, porque o doente tem de sair da sua localidade e da sua ilha para receber tratamento noutro local. Hoje, os doentes já não têm de fazer essa deslocação e, de forma paulatina, todos os doentes da região Norte que estão em tratamento na Praia vão regressar a São Vicente para dar continuidade ao tratamento”, refere.

O ministro da Saúde, Lúcio Fernandes, aponta a criação de um serviço de radioterapia ainda nesta legislatura, para reforçar o tratamento do cancro no país. Para reforçar o pessoal médico, o governante anuncia a chegada de mais 28 médicos especialistas cubanos, incluindo na área de nefrologia, para colmatar a falta de profissionais no Hospital Baptista de Sousa, e a formação de 50 médicos cabo-verdianos no Brasil.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,30 out 2026 14:46

Editado porAndre Amaral  em  30 out 2026 15:25

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.