Alunos da Escola Miraflores beneficiados com projecto para gerar soluções criativas

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,9 jun 2022 14:54

​Os alunos do 9º ano do Centro Educativo Miraflores acolheram hoje o projecto ‘KriA_Ason’, que consiste em promover workshops de ‘design thinking’, com o objectivo de criar soluções criativas para o desenvolvimento da cidade da Praia.

Os alunos do 9º ano do Centro Educativo Miraflores acolheram hoje o projecto ‘KriA_Ason’, que consiste em promover workshops de ‘design thinking’, com o objectivo de criar soluções criativas para o desenvolvimento da cidade da Praia.

Conforme explicou à imprensa a mentora do projecto, o workshop vai ser ministrado por um grupo de oito profissionais voluntários, de diferentes áreas, que durante três dias vão dotar esses adolescentes de capacidades e ferramentas que lhes permitam desenvolver competências para a criação de soluções relativamente às questões sociais da Cidade da Praia.

“Porque os adolescentes possuem um potencial enorme de criatividade, e por isso temos que canalizar as suas energias e suas potencialidades para algo que é bom para toda a comunidade, de modo que sejam capazes de melhorar as suas capacidades, como trabalhar em equipa, de ter mais empatia para os problemas sociais”, fundamentou Hernídia Tavares.

Durante o workshop, os estudantes vão ter a oportunidade de pensar melhor, a nível cognitivo, trabalhar a parte do pensamento criativo em desenvolver soluções que sejam capazes de melhorar os desafios da comunidade.

Pretende-se que no final do workshop os participantes possam desenvolver propostas de projectos, produtos ou programas que sejam soluções inovadoras para desafios actuais da comunidade, contribuindo assim para mudanças significativas, duradouras e sustentáveis em vários sectores.

“Foi neste sentido que seleccionamos este grupo alvo, que são adolescentes, tendo em conta o seu poder criactivo, pois, a sua imaginação vai muito além daquilo que é do adulto. Então, podem ter a probabilidade de ver os problemas de uma outra perspectiva que nós não conseguimos ver no momento”, disse.

Espera-se que no final os alunos sirvam de referência nas suas comunidades, participando activamente na criação de soluções relativamente a questões sociais, como a inclusão, a violência, a segurança, o entretenimento, o meio ambiente e a resiliência.

Segundo Hernídia Tavares, o ponto alto do projecto ‘KriA_Ason’, que conta com o apoio do PNUD, através do Accelerator Lab, é a apresentação dessas soluções às autoridades locais, garantindo o compromisso da sua implementação, sempre que isto for considerado viável.

“Porque nós não queremos que criem projectos e produtos para serem engavetados, pois nenhuma ideia na gaveta é solução, mas pretendemos sim, partilhar com autoridades locais, e esperamos que possam vir a acolhê-los de bom agrado.

Nesta primeira fase, o projecto ‘KriA_Ason’ contempla 90 alunos do 9º ano de escolaridade da Escola Miraflores, mas a ideia é, conforme a sua mentora, levar para todas as escolas, desde que haja abertura para isso.

A directora pedagógica do Centro Educativo Miraflores, Angelita Monteiro, por seu lado, realçou a importância deste projecto para a comunidade educativa, acreditando que vai trazer muitas competências para os alunos.

“Um jovem com potencialidade, é mais concentrado, foca no que é mais importante, então o objectivo é que os nossos alunos possam desenvolver mais competências, primeiro para ajudá-los a fazer uma boa gestão individual, mas também para partilharem essa boa gestão, não só para a comunidade educativa, mas com todos”, sublinhou.

Afirmou que é com muita alegria e com grande bênção que abraçaram esta iniciativa, salientando que tudo aquilo que vai ao encontro, no sentido de desenvolver competências dos seus alunos, será sempre uma mais valia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,9 jun 2022 14:54

Editado porAndre Amaral  em  9 jun 2022 15:45

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.