Diocese de Santiago assinala dez anos da Concordata com conferências sobre trajectória da Igreja Católica no País

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,10 jun 2023 11:13

A Diocese de Santiago promove hoje um ciclo de conferências que marcará o início das celebrações da assinatura do acordo entre Cabo Verde e a Santa Sé sobre o estatuto da Igreja Católica no País.

As conferências, que terão lugar na tarde deste sábado na Assembleia Nacional, na Cidade da Praia, será, de acordo com a Diocese, “um momento especial” para reflectir sobre o “papel fundamental” da Igreja Católica na cultura e identidade cabo-verdiana.

A primeira conferência, “A Igreja Católica em Cabo Verde: uma visão histórica”, terá como orador Adilson Semedo, convidado a apresentar uma visão “abrangente e profunda” da trajectória histórica da Igreja Católica no arquipélago cabo-verdiano.

De seguida Domingos Mascarenhas compartilhará os “Testemunhos sobre o contexto histórico e reflexões sobre o significado presente e futuro do Acordo Jurídico assinado entre a República de Cabo Verde e a Santa Sé”.

E, por fim, Eduardo Duque, que fará a apresentação sobre “A Igreja Católica em Cabo Verde: uma instituição central na construção da cultura cabo-verdiana, moldada ao longo do tempo por esta mesma cultura que ajudou a promover”.

O evento está marcado para a partir das 16:00 de hoje, na Assembleia Nacional.

A Concordata entre Cabo Verde e a Santa Sé foi assinada a 10 de Junho de 2013.

Trata-se de um instrumento jurídico internacional, através do qual o Estado de Cabo Verde reconhece a personalidade jurídica à Igreja Católica, bem como algumas regalias e benefícios, todos compatíveis com o disposto na Constituição cabo-verdiana.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,10 jun 2023 11:13

Editado porAntónio Monteiro  em  12 jun 2023 10:40

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.