«O Albergue Espanhol» ou o romance que acabou sinfonia

PorNuno Andrade Ferreira,7 jul 2017 7:00

Chama-se “O Albergue Espanhol” e é o livro de estreia de Jorge Carlos Fonseca como romancista (ou quase isso). Foi lançado esta quinta-feira, no Sal.

Chama-se “O Albergue Espanhol” e é o livro de estreia de Jorge Carlos Fonseca como romancista (ou quase isso). Foi lançado esta quinta-feira, no Sal.

 

Dissemos romance, mas talvez não. Diríamos poema, mas nem assim. A nova obra do Presidente da República, perdão, do escritor, que já sabíamos poeta, é, bem vistas as coisas, aquilo que o título nos sugere: um albergue.

O Clube ASA, em Espargos, encheu-se para, no âmbito do Festival de Literatura-Mundo do Sal (FLMS), ouvir falar da obra que o crítico José Mário Silva, convidado a apresentar a novidade literária, admitiu ser, enfim, complexa.

"É uma casa de palavras, infinitamente elástica, sempre em mutação, à procura de uma forma e encontrando o seu sentido, justamente, nessa busca. Estamos perante um romance ou longo poema? A resposta não é evidente e talvez nem sequer seja necessária”, arriscou.

Já antes, Filinto Elísio, editor da Rosa de Porcelana, que empresta a sua chancela ao livro, havia proposto uma comparação singular.

"Com os seus flagrantes, Jorge Carlos Fonseca escreve de modo rizomático e polifónico, como se fosse um grande maestro a dirigir uma sinfonia". 

 

 

Assim sendo, não restou ao autor alternativa e lá agradeceu pelas explicações sobre um livro que ele próprio não consegue definir.

"Agradeço penhoradamente as leituras feitas pelo Filinto Elísio e pelo José Mário Silva, que me ajudaram a perceber o livro", ironizou. 

"O Albergue Espanhol", de Jorge Carlos Fonseca, editado pela Rosa de Porcelana foi o primeiro de cinco livros a lançar até domingo, no Sal, no âmbito do FLMS. Esta quinta-feira é apresentado “Polaroides de Distintos Naufrágios”, de José Luiz Tavares.

 

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Nuno Andrade Ferreira,7 jul 2017 7:00

Editado porAndré Amaral  em  7 jul 2017 16:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.