Recomendação para ouvir: Virada d’Anu – um espaço cada vez mais dos Praienses e da Praia

PorPaulo Lobo Linhares,7 jan 2018 14:40

​Sempre achei que comemorar o final do Ano e receber o Ano Novo é sempre mais apropriado, em espaços abertos, quase que em festa colectiva, onde celebramos com os amigos que já temos e vamos conhecendo mais gente, que poderão passar a fazer parte de um novo grupo de amigos. Não há paredes e o tecto são as estrelas (que não escapam a um pedido de “bom-ano-novo”).

A diversão funde-se com a liberdade, a ausência de um espaço fechado, o à vontade dos “trajes”…enfim tudo poderá ser mais solto.

Se a isso podermos juntar a proximidade do Mar…melhor ainda. É um privilégio, a meio da noite, darmos um saltinho à beira-mar, respirar e receber as bênçãos da infinita água salgada.

Seguindo, entramos no campo da música. Na verdade, não faz sentido nenhum as festividades da passagem de ano sem a companhia da música que…sendo de boa qualidade, melhor para a festa.

Pois, tudo isso aconteceu na (já) famosa “Virada d’Ano” da Câmara Municipal da Praia.

O palco e o espaço permitiam a referida liberdade, apesar de a plateia, a cada ano que passa, ser maior. Tínhamos a Mãe-Natureza, também connosco…por perto.

A famosa convivência entre amigos e conhecidos, potenciais amigos, vai se proporcionando cada vez mais. Entre conversas, risos e abraços, vai-se comemorando um “novu-anu-k’ ti-ta bem- txgà”.

Ema relação à música nota-se que o cartaz é cada vez mais forte. Claro que houve grupos e trabalhos que marcaram o ano e que poderiam estar incluídos na programação. Contudo, a selecção conseguiu ser apropriada. Ou seja, juntar a qualidade, ao que agrada a quase todos…o que por vezes não é fácil.

Ainda houve tempo para os pormenores, como o lindo momento onde a cantora Mayra Andrade despede-se de 2017 e cumprimenta o ano de 2018 cantando a composição que se vem tornando cada vez mais um “hino” de Santiago – o tema “Ilha di Santiago”, do compositor Mário Lúcio.

A Câmara Municipal da Praia e o seu pelouro da Cultura estão de parabéns pela maneira como proporcionaram aos Praienses esta “Virada d’Ano, onde a Praia se fundiu com os Praienses e gritou a todos – “Feliz 2018”.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 839 de 27 de Dezembro de 2017. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Paulo Lobo Linhares,7 jan 2018 14:40

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  7 jan 2018 14:40

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.