Cremilda Medina leva “Folclore” à Portugal

PorExpresso das Ilhas,24 jan 2018 7:47

Cremilda Medina
Cremilda Medina

A cantora cabo-verdiana Cremilda Medina vai apresentar o seu primeiro álbum, “Folclore”, em Portugal. Primeiro, nas lojas FNAC e depois, no B.Leza.

A apresentação acontecerá esta sexta-feira, 26, primeiro, na FNAC de Santa Catarina, na cidade do Porto. Ainda no mesmo dia, Cremilda Medina estará na FNAC Norteshopping, também no Porto.

No dia 27, a cantora estará na FNAC de Almada, no dia 28, em Cascais, e 29, em Lisboa, para a apresentação do seu álbum de música tradicional de Cabo Verde.

No dia 2 de Fevereiro, será a vez do Clube B.Leza receber a artista e as suas melodias tradicionais. De regresso ao país, Cremilda Medina terá concerto no dia 9 de Março, no Auditório Nacional, e no dia 10 de Março, no Centro Cultural do Mindelo.

A cantora está a promover o álbum “Folclore” que explora os ritmos tradicionais de Cabo Verde, em especial a morna e a coladeira, mas onde também se aventura pelo Fado, numa composição “Sou Crioula” com letra do escritor José Eduardo Agualusa e música de Ricardo Cruz, produtor mundialmente reconhecido que já trabalhou com artistas de renome do Fado Português como Mariza, Dulce Pontes, Marco Rodrigues, António Zambujo entre muitos outros.

Neste álbum, a artista cabo-verdiana faz também uma incursão por ritmos brasileiros, nomeadamente o samba, no tema “Berço d’Morabeza” escrito por João Carlos Silva, com música de Anísio Rodrigues. O disco tem composições de autores que dispensam apresentação, mas aos quais Cremilda Medina se orgulha de dar voz, Morgadinho, Paulino Vieira, Manuel d'Novas, Ti Goi e Antero Simas.

“Folclore” é também uma viagem rica e fértil pelos ritmos, vivências e influências que Cremilda Medina vai somando ao seu percurso e que agora se aventura a reunir no seu primeiro trabalho. O disco foi gravado em Portugal, Cabo Verde e Estados Unidos da América e que conta com a produção musical do músico Kim Alves.

Com o lançamento do seu primeiro single “Raio de Sol” em 2016, a artista recebeu em 2017 a primeira nomeação internacional, nos International Portuguese Music Awards (IPMA) para “Music Video of the Year” nos USA e em Cabo Verde recebeu também em 2017 a nomeação nos Cabo Verde Music Awards (CVMA) para a categoria de “Melhor Morna” e “Melhor Videoclip” e venceu o SAPO Award CVMA 2017 “Artista mais popular na internet”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 jan 2018 7:47

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 dez 2018 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.