Achada Grande Frente acolhe programa de arte urbana

PorChissana Magalhães,29 jan 2018 13:12

Crítica social na arte de NemO's
Crítica social na arte de NemO's

A primeira edição do programa de arte urbana do projecto social Xalabas teve ontem início e prossegue, hoje, com uma oficina de desenho orientada pelo convidado internacional NemO’s.

O artista italiano é o primeiro de uma série de convidados que deverão tomar parte no programa artístico que integra o projecto Xalabas, um projecto de intervenção social multi-sectorial desenvolvido pela ONG África 70, com o patrocínio da União Europeia e parceria da Câmara Municipal da Praia, e que irá desenrolar-se nos bairros de Achada Grande Frente e Lém Ferreira nos próximos anos.

NemO’s (nome artístico) é um grafitter e ilustrador italiano com vários trabalhos espalhados por edifícios do seu país e que diz que as suas imagens gráficas “têm uma mensagem social e os seus personagens carregam acções poéticas e surreais”.

Arte de Rua por NemO's
Arte de Rua por NemO's

Nesta primeira edição, o programa de arte urbana investe nas artes visuais e traz o grafitter para ministrar um workshop com artistas locais.

Djodji, Oleandro Pires Garcia, Iyomi Ashira, Hélder Cardoso e Fábio Testi - artistas plásticos, designers, ilustradores e fotógrafos – são os jovens seleccionados para a oficina artística que se iniciou a 27 de Janeiro e decorre até 03 de Fevereiro.

A apresentação do programa e dos artistas intervenientes aconteceu ontem, domingo, em Achada Grande Frente, o bairro que acolhe o projecto social. No dia 30, as propostas artísticas resultantes do workshop serão apresentados à comunidade e, de 31 de Janeiro a 03 de Fevereiro, o grupo passa á execução dos trabalhos de pintura mural e graffities pelos edifícios do bairro.

Hoje, 29, NemO’s conduz uma oficina de desenho no espaço da Associação Pilorinhu, aberta ao público.

A curadoria do programa de arte urbana do projecto Xalabas é do artista Lorenzo Bordonaro e do sociólogo e professor Redy W. Lima. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhães,29 jan 2018 13:12

Editado porChissana Magalhães  em  29 jan 2018 13:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.