O artista italiano é o primeiro de uma série de convidados que deverão tomar parte no programa artístico que integra o projecto Xalabas, um projecto de intervenção social multi-sectorial desenvolvido pela ONG África 70, com o patrocínio da União Europeia e parceria da Câmara Municipal da Praia, e que irá desenrolar-se nos bairros de Achada Grande Frente e Lém Ferreira nos próximos anos.
NemO’s (nome artístico) é um grafitter e ilustrador italiano com vários trabalhos espalhados por edifícios do seu país e que diz que as suas imagens gráficas “têm uma mensagem social e os seus personagens carregam acções poéticas e surreais”.
Nesta primeira edição, o programa de arte urbana investe nas artes visuais e traz o grafitter para ministrar um workshop com artistas locais.
Djodji, Oleandro Pires Garcia, Iyomi Ashira, Hélder Cardoso e Fábio Testi - artistas plásticos, designers, ilustradores e fotógrafos – são os jovens seleccionados para a oficina artística que se iniciou a 27 de Janeiro e decorre até 03 de Fevereiro.
A apresentação do programa e dos artistas intervenientes aconteceu ontem, domingo, em Achada Grande Frente, o bairro que acolhe o projecto social. No dia 30, as propostas artísticas resultantes do workshop serão apresentados à comunidade e, de 31 de Janeiro a 03 de Fevereiro, o grupo passa á execução dos trabalhos de pintura mural e graffities pelos edifícios do bairro.
Hoje, 29, NemO’s conduz uma oficina de desenho no espaço da Associação Pilorinhu, aberta ao público.
A curadoria do programa de arte urbana do projecto Xalabas é do artista Lorenzo Bordonaro e do sociólogo e professor Redy W. Lima.