Artigos sobre Xalabas
Aumento dos preços dos alimentos angustia famílias com menos condições
A guerra na Ucrânia está a causar a subida generalizada dos preços dos bens de consumo, a começar pelos mais básicos e corroendo a renda, que “já era insuficiente” para uma vida digna de muitas famílias. O acesso fácil e permanente à comida ficou na lembrança daqueles que hoje limitam o acesso a determinados alimentos por questões financeiras.
Burro Carga-d’água – "O horizonte não é o fim do mundo"
Um ano depois de “As tartarugas também choram”, foi lançado, este Natal, o segundo livro do projecto “Estórias do Meu País Inventado” de João Fonseca. Chama-se “Burro Carga-d’água”, foi ilustrado por João Baptista (“Fico”), artista da comunidade dos Rabelados e é uma homenagem às crianças às quais são vedadas meninez e horizontes.
Vhils em Cabo Verde
O artista português Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, estará a partir de sexta-feira em Cabo Verde, para realizar uma obra artística no bairro de Achada Grande Frente, Praia, no âmbito de um projecto comunitário.
Yuran Henrique apresenta “Dentu Sol” na Praia
O artista plástico e cartoonista Yuran Henrique está por esses dias no Palácio da Cultura Ildo Lobo, com a sua exposição de pintura intitulada “Dentu Sol”. Esta exposição pode ser visitada até o dia 4 de Junho. Depois da Cidade da Praia as obras serão apresentadas em Espanha.
Das páginas de um livro para o bairro de Achada Grande Frente
Estórias do Meu País Inventado e Xalabas cruzaram-se e do encontro nasceram novos murais no bairro de Achada Grande Frente. Sabino e Fico, ilustradores dos dois livros já completados do Estórias, trouxeram o característico traço dos “Rabelarti” para o Workshop de Arte Urbana, o 6º deste programa artístico do Xalabas, que contou ainda com a participação (e murais) de Yuran Henrique, Ider Da Lomba, Hibrarin Dias e de Bankslave (Quénia), artista internacional convidado.
Xalabas. Conheça o trabalho dos graffiters nacionais
O programa de arte urbana do projecto Xalabas - Comunidades no Centro tem trazido ao país grafitters talentosos que deixaram a sua incrível arte impressa nas paredes de Achada Grande Frente. Mas o programa também está a revelar talentos nacionais. Reunimos aqui os belos murais e estêncis criados por jovens criadores cabo-verdianos.
As mil cores da “nova” Achada Grande Frente
De 25 de Janeiro a 06 de Fevereiro acontece mais um workshop de Arte Urbana, componente importante e até aqui a mais visível e mediática do projecto Xalabas. É a 5ª edição deste programa, que tem a curadoria do antropólogo Lorenzo Bordonaro e do sociólogo Redy W. Lima e tem trazido à Cidade da Praia grafitters e artistas influentes, com percurso relevante e obras marcadas por uma sensibilidade social.
Cabo Verde rendido à arte urbana
A arte urbana, também referida como urbanografia ou ainda com recurso à Língua Inglesa, street art, denomina as manifestações artísticas sobre o espaço público, procurando se distanciar do vandalismo. O grafitti é apenas uma das formas de street art, cabendo ainda nessa designação o estêncil, instalações e intervenções temporárias e até mesmo o flash mob.
Achada Grande Frente acolhe programa de arte urbana
A primeira edição do programa de arte urbana do projecto social Xalabas teve ontem início e prossegue, hoje, com uma oficina de desenho orientada pelo convidado internacional NemO’s.
mais