Artigos sobre Calheta
Governo declara calamidade na comunidade dos Rabelados após incêndio
O Governo declarou situação de calamidade em Achada Espinho Branco, no concelho de São Miguel, após um incêndio de grandes proporções ocorrido em 27 de Março. A situação terá duração inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação.
Nhu Puxim, na kambar di sol
I. Parafraseando Maria Dionísia Velhinho Rodrigues (Nha Bia), «tudo o que se relaciona com a minha aldeia me toca profundamente». Nha Bia era mãe do malogrado João Baptista Guerreiro Velhinho Rodrigues (mais conhecido por Nhu Puxim ou Nástasi Lopi). Nascida numa casinha à beira-mar, no porto da Calheta (Kadjéta), em São Miguel, a 8 de novembro de 1922, era filha de Nha Maria e de Dinis Procópio, comerciante vindo da ilha do Fogo, que se tinha estabelecido nesse pequeno povoado do interior da grande ilha.
Dia da Cidade de Calheta: Presidente da câmara diz que cidade de 2023 “não tem nada a ver” com a de 2015
O presidente da Câmara Municipal de São Miguel afirmou que a cidade de Calheta de 2023 “não tem nada a ver” com a de 2015 e que as transformações registadas nos últimos sete anos “são inegáveis”.
Santiago: Festival Calheta São Miguel muda-se para praia de Calhetona
O Festival Calheta São Miguel (ilha de Santiago) passa a ser realizado, a partir desta edição de 2023, na praia de Calhetona depois de várias edições no estádio municipal de Veneza, anunciou hoje a autarquia.
10 Rodas
Naquele tempo, havia poucos carros no interior da ilha de Santiago. Dava para contar nos dedos das mãos. Então, para resolver aquele problema de falta de transporte público de passageiros, decidiram ir ao futebol usando como transporte um pesado de mercadorias.
Estatuto Especial da Praia : Desenvolvimento ou reforço do centralismo?
Poucos temas no espectro político nacional têm gerado uma discussão tão polarizada como a do Estatuto Especial da Praia que o governo quer implementar ainda antes do final da legislatura. Quase não existe um meio-termo, ou se é absolutamente a favor ou absolutamente contra.
Burro Carga-d’água – "O horizonte não é o fim do mundo"
Um ano depois de “As tartarugas também choram”, foi lançado, este Natal, o segundo livro do projecto “Estórias do Meu País Inventado” de João Fonseca. Chama-se “Burro Carga-d’água”, foi ilustrado por João Baptista (“Fico”), artista da comunidade dos Rabelados e é uma homenagem às crianças às quais são vedadas meninez e horizontes.
São Miguel passa a ter autocarro para transporte público dentro da cidade
São Miguel, na ilha de Santiago, ganhou esta segunda-feira um autocarro para reforçar a mobilidade urbana dentro da cidade.
mais