Nos últimos anos, cresce em Cabo Verde manifestações de arte urbana, especialmente grafitti, estêncil e pinturas murais, com a particularidade de trazerem aliadas uma forte componente social. Mostramos-lhes aqui alguns dos principais projectos realizados e em curso.
Xalabas
O projecto social Xalabas di Kumunidade, em curso desde o ano passado no bairro de Achada Grande Frente, na cidade da Praia, engloba uma vertente de arte urbana que compreende workshops ministrados por convidados internacionais com participação de jovens artistas nacionais, inclusive talentos emergentes do próprio bairro. Depois de três workshops e trabalho de campo com os grafiteiros Nemo, Paula Plim e Finok, Achada Grande Frente está a tornar-se num dos bairros mais interessantes visualmente esperando-se que venha a merecer brevemente obras de requalificação urbana.
Sonvela Art
Um dos projectos sociais da Fundação Sonvela, criada pelo jovem de ascendência cabo-verdiana Fredy Gomes, o Sonvela Art é uma das primeiras iniciativas de requalificação urbana através de pinturas murais e de casas em alguns dos bairros mais desfavorecidos da cidade de Mindelo, em São Vicente. A zona da Ilha de Madeira, no bairro de Ribeira Bote, e Alto Bomba foram até aqui as principais beneficiadas desse projecto de voluntariado que pretende estimular a auto-estima dos moradores bem como incentivá-los a um maior cuidado com a sua habitação e a sua zona.
Rua d'Arte
Iniciativa do artista plástico Tutu Sousa, a Rua de Arte no bairro de Terra Branca tornou-se um sucesso entre os praienses. Trabalho colaborativo e voluntário, este projecto tem a particularidade de ter juntado artistas plásticos reconhecidos como Kiki Lima, Tchalê Figueira, Nela Barbosa ao lado de jovens talentos como Sidney Cerqueira, Oleandro Garcia, entre outros, transformando o local numa galeria a céu aberto. Por outro lado, serviu de incentivo à Câmara Municipal da Praia para obras de requalificação (calcetamento, pintura de casas, iluminação pública) nessa e noutras ruas do bairro.
Festival Internacional de Grafitti
Organizado pela ONG Atelier Mar e pela Universidade de Cabo Verde este festival trouxe a Mindelo um grupo internacional de artistas que deu uma cara mais colorida à vila piscatória de Norte de Baía. Catorze artistas urbanos de Cabo Verde, Portugal, Brasil, Grécia, França, Espanha e Itália realizaram os trabalhos durante uma semana com o propósito de inspirar os locais a tornarem essa zona litoral mais atractiva ao turismo.
Sete Sóis Sete Luas
Os Centros Sete Sóis Sete Luas privilegiam as ilhas e os concelhos ditos periféricos, descentralizando as artes e a cultura. Assim, em vários dos locais que acolhem um centro desta rede internacional é possível encontrar obras de artes urbanas, assinadas por artistas internacionais, que transformaram a paisagem.
Viagem nas Tintas
Iniciativa solitária do jovem artista plástico Joaquim Semedo, natural do concelho de São Lourenço dos Órgãos, este projecto está em curso por estes dias no bairro de Fazenda, na cidade da Praia, tendo começado no mês de Junho na cidade de Porto Novo, Santo Antão. O objectivo é fazer as pessoas valorizarem mais as artes plásticas. Leia mais sobre esta iniciativa na edição impressa desta semana.