Cabo Verde rendido à arte urbana

PorChissana Magalhães,18 jul 2018 18:26

1

Pintura mural em Tarrafal de São Nicolau
Pintura mural em Tarrafal de São Nicolau(Gail at Large)

A arte urbana, também referida como urbanografia ou ainda com recurso à Língua Inglesa, street art, denomina as manifestações artísticas sobre o espaço público, procurando se distanciar do vandalismo. O grafitti é apenas uma das formas de street art, cabendo ainda nessa designação o estêncil, instalações e intervenções temporárias e até mesmo o flash mob.

Nos últimos anos, cresce em Cabo Verde manifestações de arte urbana, especialmente grafitti, estêncil e pinturas murais, com a particularidade de trazerem aliadas uma forte componente social. Mostramos-lhes aqui alguns dos principais projectos realizados e em curso.


Xalabas

Bairro de Achada Grande Frente, Praia
Bairro de Achada Grande Frente, Praia
 

Cidade da Praia, Santiago
Cidade da Praia, Santiago

O projecto social Xalabas di Kumunidade, em curso desde o ano passado no bairro de Achada Grande Frente, na cidade da Praia, engloba uma vertente de arte urbana que compreende workshops ministrados por convidados internacionais com participação de jovens artistas nacionais, inclusive talentos emergentes do próprio bairro. Depois de três workshops e trabalho de campo com os grafiteiros Nemo, Paula Plim e Finok, Achada Grande Frente está a tornar-se num dos bairros mais interessantes visualmente esperando-se que venha a merecer brevemente obras de requalificação urbana.

Sonvela Art

Bairro Ribeira Bote, Mindelo
Bairro Ribeira Bote, Mindelo

Zona de Alto Bomba, Mindelo
Zona de Alto Bomba, Mindelo

Um dos projectos sociais da Fundação Sonvela, criada pelo jovem de ascendência cabo-verdiana Fredy Gomes, o Sonvela Art é uma das primeiras iniciativas de requalificação urbana através de pinturas murais e de casas em alguns dos bairros mais desfavorecidos da cidade de Mindelo, em São Vicente. A zona da Ilha de Madeira, no bairro de Ribeira Bote, e Alto Bomba foram até aqui as principais beneficiadas desse projecto de voluntariado que pretende estimular a auto-estima dos moradores bem como incentivá-los a um maior cuidado com a sua habitação e a sua zona.

Rua d'Arte

Terra Branca, Praia
Terra Branca, Praia

Cidade da Praia, Santiago
Cidade da Praia, Santiago

Iniciativa do artista plástico Tutu Sousa, a Rua de Arte no bairro de Terra Branca tornou-se um sucesso entre os praienses. Trabalho colaborativo e voluntário, este projecto tem a particularidade de ter juntado artistas plásticos reconhecidos como Kiki Lima, Tchalê Figueira, Nela Barbosa ao lado de jovens talentos como Sidney Cerqueira, Oleandro Garcia, entre outros, transformando o local numa galeria a céu aberto. Por outro lado, serviu de incentivo à Câmara Municipal da Praia para obras de requalificação (calcetamento, pintura de casas, iluminação pública) nessa e noutras ruas do bairro.

Festival Internacional de Grafitti

Norte Baía, São Vicente
Norte Baía, São Vicente

Litoral de São Vicente
Litoral de São Vicente

Organizado pela ONG Atelier Mar e pela Universidade de Cabo Verde este festival trouxe a Mindelo um grupo internacional de artistas que deu uma cara mais colorida à vila piscatória de Norte de Baía. Catorze artistas urbanos de Cabo Verde, Portugal, Brasil, Grécia, França, Espanha e Itália realizaram os trabalhos durante uma semana com o propósito de inspirar os locais a tornarem essa zona litoral mais atractiva ao turismo.

Sete Sóis Sete Luas

Ribeira Grande, Santo Antão
Ribeira Grande, Santo Antão

São Filipe, Fogo
São Filipe, Fogo

Os Centros Sete Sóis Sete Luas privilegiam as ilhas e os concelhos ditos periféricos, descentralizando as artes e a cultura. Assim, em vários dos locais que acolhem um centro desta rede internacional é possível encontrar obras de artes urbanas, assinadas por artistas internacionais, que transformaram a paisagem.

Viagem nas Tintas

Bairro Fazenda, Praia
Bairro Fazenda, Praia


Iniciativa solitária do jovem artista plástico Joaquim Semedo, natural do concelho de São Lourenço dos Órgãos, este projecto está em curso por estes dias no bairro de Fazenda, na cidade da Praia, tendo começado no mês de Junho na cidade de Porto Novo, Santo Antão. O objectivo é fazer as pessoas valorizarem mais as artes plásticas. Leia mais sobre esta iniciativa na edição impressa desta semana.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhães,18 jul 2018 18:26

Editado porChissana Magalhães  em  27 fev 2021 21:03

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.