Black Panther é sucesso também na Praia

PorChissana Magalhães,12 mar 2018 11:39

T'Chala, o Pantera Negra
T'Chala, o Pantera Negra Disney

Estreou, finalmente, esta sexta-feira no Cine Praia o muito aguardado filme “Black Panther”. A procura foi tanta que já na sexta-feira esgotaram os bilhetes para todas as sessões de fim-de-semana do filme.

Desde a estreia mundial, em meados de Fevereiro, os cinéfilos cabo-verdianos já manifestavam nas redes sociais a ansiedade e grande expectativa em ver o filme protagonizado pelo super-herói africano criado pela Marvel e que teve a sua primeira aparição no grande ecrã em “Capitão América – Guerra Civil”, de 2016.

Segundo funcionários do Cine Praia, semanas antes da estreia estavam a ser bombardeados com mensagens de frequentadores do cinema a perguntar quando estrearia “Black Panther”. Tal expectativa terá contribuído para que o filme chegasse ao ecrã do único cinema permanentemente activo da capital mais cedo do que é habitual, sendo que normalmente os filmes tendem a chegar à Praia um mês ou mês e meio depois de estrearem na Europa.

Assim que foi anunciado na página do Cine Praia para o dia 09 de Março a euforia começou a contagiar os cinéfilos, que na sexta-feira acorreram em força ao Praia Shopping para adquirir com antecedência os bilhetes. Nesse mesmo dia, esgotaram-se os bilhetes para todas as sete sessões de fim-de-semana, inclusive a sessão extra no sábado, às 23 horas.

A procura continua, pelo que espera-se nova enchente hoje, segunda-feira, dia de promoção em que os preços, mesmo para as sessões 3D, têm desconto.

“Acredito que vamos fazer o mesmo que fizemos quando estreou Velocidade Furiosa 8 e repôr o filme por mais uma semana”, disse-nos um funcionário do Cine Praia, onde os filmes costumam ficar em cartaz apenas por uma semana, devido à especificidade do mercado nacional. Excepcionalmente, se tiverem grande procura, ficam em exibição por uma quinzena.

Ainda conforme a fonte do Cine Praia, onde o derradeiro capitulo da trilogia “50 Sombras” também fez sucesso, o filme vencedor do Oscar 2018, “A Forma da Água” (de Guillermo del Toro), que estreou este fim-de-semana no Cine Mindelo, não deverá ter aí estreia porque “esse tipo de filmes não tem procura que justifique”. Isto não obstante o bom nível de audiência que “The Post” (de Steven Spielberg) obteve, muito graças à dupla de protagonistas é certo (Meryl Streep e Tom Hanks).

Nas sessões de fim-de-semana, e a julgar pelas fotos nas redes sociais, alguns espectadores seguiram a tendência internacional e foram ao cinema com pinturas inspiradas nos guerreiros de Wakanda ou usando roupas em tecidos africanos.

Black Panther domina box office e vira febre

“Black Panther” estreou nos Estados Unidos em Fevereiro, tendo arrecadado 192 milhões de dólares (USD) durante o fim-de-semana no mercado interno, tornando-se a maior estreia no cinema naquele mês. O fenómeno de popularidade prossegue. O filme continua a dominar a box office americano (ranking dos filmes mais vistos) e a nível mundial, em apenas 4 semanas, já franqueava a entrada no clube 1 bilhão de dólares, ou seja o grupo de filmes que consegue render mais de 1 bilhão de dólares só com as exibições em sala e de que fazem parte fenómenos como os filmes “Star Wars: O Despertar da Força”, “Avatar” ou, da mesma família, “Os Vingadores”.

“Black Panther” teve também impacto na cerimónia dos Oscars este ano, tendo os protagonistas da história causado sensação na passadeira vermelha. Mais: multiplicam-se as notícias em como o filme poderá ser candidato aos Oscars 2019. O blockbuster não era elegível aos Oscars deste ano pois estreou em meados de Fevereiro, altura em que já estava fechada a lista de candidatos á apreciação dos membros votantes da Academia. Mas tudo indica que a Disney e a Marvel irão apostar numa campanha para manter vivo o entusiasmo despertado pelo filme e tentar a sua nomeação aos Oscars 2019.

O fenómeno de popularidade à volta do filme prende-se em grande parte com o entusiasmo da plateia afro-americana e negra ao redor do mundo que vibram com o facto de pela primeira vez assistirem a uma história de (super) heróis negros, longe dos estereótipos habituais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhães,12 mar 2018 11:39

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  12 mar 2018 15:34

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.