BBC filma documentário em Monte Trigo

PorInforpress, Expresso das Ilhas,7 mai 2018 10:46

A Aldeia piscatória de Monte Trigo, no interior do Porto Novo, Santo Antão, vai, ainda em 2018, percorrer o mundo inteiro, através de um documentário que já está a ser produzido pela estação televisiva britânica BBC.

A BBC, cuja equipa esteve, semana passada, em Monte Trigo, a proceder às filmagens, escolheu esta aldeia para integrar a série de viagens “Africa on Wheels”, de quatro episódios, que aborda a questão das energias renováveis e os seus impactos na vida das comunidades em África.

Os alunos do ensino básico de Monte Trigo, localidade que foi electrificada em 2012, com um sistema fotovoltaico, vão, neste documentário que já está a ser produzido, explicar ao “mundo inteiro”, como a energia renovável mudou “para sempre” as suas vidas.

Para os moradores, Monte Trigo, que ficou muito conhecido por ser a primeira aldeia em Cabo Verde electrificada a 100% com energia renovável, vai poder, através do documentário da BBC, dar “volta ao mundo” e ser ainda mais conhecido.

A BBC escolheu “focar”, especialmente, Monte Trigo como “uma grande história de sucesso sobre os impactos positivos da energia limpa” na vida das comunidades em África, uma experiência que vai, também, constar de um outro documentário, que está a ser realizado pelo canal TV France 5.

Trata-se de um documentário sobre Cabo Verde que será lançado, nos princípios de 2019, e exibido em mais de 600 salas de cinema em França.

A central fotovoltaica do Monte Trigo, instalada há seis anos, foi financiada pelo União Europeia (UE) e executada pela empresa Águas da Ponta Preta, no âmbito do projecto Sesam-er (Serviço Energético Sustentável para as populações rurais Isolados Mediante Micro-redes com Energias Renováveis em Santo Antão).

Segundo a edilidade porto-novense, a visita desses canais televisivos internacionais a Monte Trigo constitui, também, “uma oportunidade” de se divulgar e promover este concelho e as suas boas práticas.

Monte Trigo 100% Renovável faz parte do “Catálogo das Boas Práticas Municipais em Cabo Verde”, produzido no âmbito do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, que se realizou, em Outubro de 2017, em Cabo Verde.

Monte Trigo, com 75 famílias, é uma zona piscatória isolada no interior do concelho do Porto Novo, electrificada a 100% com energia solar, uma experiência que tem despertado “grande interesse” pelas “soluções inovadoras” que apresentam, mas também pelo impacto que teve na vida da comunidade.

Para os responsáveis municipais, está-se perante uma “experiência bem sucedida” em termos de integração das populações no meio rural, com “o impacto significativo” na vida da própria população.

A própria UE fala do projecto do Monte Trigo como sendo “uma iniciativa exemplar” que “orgulha” este organismo comunitário, pelo seu impacto na vida das famílias.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Inforpress, Expresso das Ilhas,7 mai 2018 10:46

Editado porAndre Amaral  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.