Presidente vai condecorar Morgadinho

PorExpresso das Ilhas, Lusa,5 set 2018 7:19

1

Morgadinho
Morgadinho

O Presidente da República de Cabo Verde anunciou que vai condecorar com o primeiro grau da Ordem do Dragoeiro o histórico trompetista cabo-verdiano Morgadinho.

O anúncio de Jorge Carlos Fonseca foi feito na sua página na rede social Facebook, na qual adiantou que a cerimónia de condecoração de Morgadinho, com 90 anos, "terá lugar em data a ser fixada brevemente".

A medalha de primeiro grau da Ordem do Dragoeiro é a mais alta condecoração do Estado na área da cultura.

Morgadinho, natural do Mindelo (ilha de São Vicente), foi um dos co-fundadores, em 1966, na Holanda, do histórico e mítico grupo Voz de Cabo Verde.

Em 2014, a propósito de uma homenagem que recebeu na 6.ª Edição do Kriol Jazz Festival (KJF), na cidade da Praia, o músico defendeu que a cultura faz parte da identidade de Cabo Verde, de que os músicos são mensageiros, e pediu à nova geração que continue a promovê-la em todo o mundo. 

"A identidade de Cabo Verde é a nossa cultura e os músicos são os seus mensageiros. É por essa razão que peço à nova geração de músicos que continue a elevar a cultura cabo-verdiana", apelou na altura Morgadinho.

Compositor, trompetista e baixista, Morgadinho, "nominha" de Joaquim Almeida, é um dos grandes nomes da música cabo-verdiana. Editou dois discos a solo, sendo uma das figuras centrais na grande maioria dos espetáculos em que participou com outros artistas cabo-verdianos em todo o mundo.

Entre os seus temas mais conhecidos estão "Um Criol na França", "Cabo Verde One 2000" e "Um Página Voltod", sempre acompanhado pelo trompete, instrumento com que compôs o instrumental "Flor Formosa".

A paixão pelo trompete veio do cinema, quando, nos anos 40 do século XX, conheceu o trompetista norte-americano Henry James.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,5 set 2018 7:19

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  29 mai 2019 23:22

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.