Na ocasião, a SOCA vai distribuir os Direitos de Autor no domínio da música aos seus criadores e artistas. Esta informação foi anunciada hoje, pelo Presidente da SOCA, Dany Spínola, numa conferência de imprensa que contou com a presença de vários artistas.
A gala acontece na Assembleia Nacional, e contará com a participação dos artistas: Grace Évora, Princezito, Rui Cruz, Gerson Spencer, Nany Vaz, Hélio Batalha, Zé Rui de Pina, George Tavares, Bob Mascarenhas, Grupo Tradição de Terra e Grupo Vibrason.
Para além dessa gala, a SOCA tem agendada para o dia 19 deste mês uma exposição colectiva, que decorrerá na sede da instituição, na cidade da Praia, e terá trabalhos de alguns artistas plásticos como Domingos Luisa, Tutu Sousa, Nela Barbosa e Leontina Ribeiro.
No mês de Julho, será a vez da cidade da Assomada receber a mesma exposição. Ainda faz parte das actividades da SOCA para este ano, a apresentação do livro “Tututa Composições”, em Lisboa, no dia 16 de Fevereiro.
De referir que no ano passado, a SOCA efectuou a primeira distribuição de Direitos Autorais no domínio da música, em Cabo Verde, realizando uma gala musical na cidade da Praia.
Na ocasião, fez-se uma homenagem à cantora cabo-verdiana Titina Rodrigues, como forma de reconhecer o trabalho que essa artista tem feito, para a divulgação da música cabo-verdiana além-fronteiras.
Fundada em 2005, a SOCA tem como missão gerir, proteger e promover os direitos morais e patrimoniais dos autores, seja a nível da criação literária, artística ou científica.