São Nicolau: Ministro da Cultura defende que os grupos devem ser acompanhados ao longo do ano

PorInforpress, Expresso das Ilhas,3 mar 2019 20:15

Abrãao Vicente
Abrãao VicenteInforpress

​O ministro da Cultura, Abraão Vicente, defendeu na madrugada deste domingo um acompanhamento dos grupos carnavalescos de São Nicolau, ao longo do ano, para garantir que os mesmos possam sair em todos os carnavais, mantendo viva esta festa popular de excelência.

Abraão Vicente fez tais declarações à imprensa a meio dos desfiles dos dois grupos oficiais que participam este ano na festa do Rei Momo na “ilha do Chiquinho”, Copa Cabana e Estrela Azul. Este ano, por falta de condições, a direcção do Brilho da Zona resolveu retirar-se.

Daquilo que viu, Abraão Vicente disse que se confirma "a qualidade do Carnaval de São Nicolau”, destacando um “percurso muito interessante” e o facto de este ser “muito diferente” dos restantes carnavais em Cabo Verde, assumindo uma característica “muito popular”, com o envolvimento das várias localidades.

O governante destacou também o facto de haver um envolvimento da diáspora num sentido “mais amplo” possível, desde a vinda de vários elementos da diáspora à comparticipação destes para que a festa aconteça.

“A dinâmica aqui é diferente", frisou Abraão Vicente referindo-se à “qualidade dos andores”, a “minúcia em todos” os trajes e a “enorme vontade” que é percorrer todo esse caminho mesmo ao amanhecer.

Entretanto, o titular da pasta da Cultura defendeu que “é preciso um outro nível de organização”, em que não continue a existir apenas a parte espontânea. “Acredito que a população já está preparada para o atraso, para sair tão tarde, mas é preciso garantir, de facto, que os grupos saiam”, acrescentou.

“Eu fico triste por ver o desânimo do grupo que não conseguiu sair, mas isto tem tudo a ver com criar uma dinâmica e uma disciplina de trabalho e, provavelmente, termos a capacidade de desbloquear mais cedo as verbas, não só do ministério, mas também das outras entidades”, prosseguiu o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.

Ainda durante as suas declarações, Abraão Vicente voltou a apelar para o envolvimento das empresas no financiamento do Carnaval, principalmente em São Nicolau, onde os grupos não recebem prémios, mas, mesmo assim, fazem-no pela vontade de manter viva esta manifestação cultural na ilha.

Para a mesma fonte, há que se diferenciar ainda mais aquilo que é o Carnaval de São Nicolau, dado que o de São Vicente está cada vez mais a se tornar profissionalizado no seu roteiro e no seu circuito.

“Mantendo este carnaval como popular por excelência, eu acredito que o Governo pode prestar um outro tipo de serviço”, disse Abraão Vicente para quem é preciso fazer “um outro tipo de acompanhamento” ao Carnaval de São Nicolau, para garantir que, pelo menos, haja os três grupos nos próximos anos e, também, que os mesmos façam a sua parte para que isto possa acontecer.

“Não é possível encerrar o Carnaval, fecharmos tudo e abrir no próximo ano, eu acho que o Carnaval precisa de ser acompanhado ao longo de todo o ano”, finalizou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Inforpress, Expresso das Ilhas,3 mar 2019 20:15

Editado porSara Almeida  em  23 nov 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.