Segundo a organização, a categoria destina-se a jovens cabo-verdianos com idades compreendidas entre os 18 e 40 anos, bastando para isso que estes apresentem projectos de criação ou expansão de empresas com os seguintes requisitos: exequibilidade financeira, adequação ao mercado, carácter inovador e credibilidade das referências académicas e/ou profissionais dos seus promotores.
A candidatura é considerada jovem quando o promotor do projecto for detentor de 50% do capital da empresa, isoladamente, ou em conjunto com outro jovem.
Para à análise e selecção da ideia será levado em conta: A ideia do negócio realista; Inovação; Capacidade Empreendedora do promotor, ideias inovadoras em fase de validação do seu modelo de negócio com forte probabilidade de resultar num projecto de inovação em parceria, numa linha de negócio numa empresa já existente ou numa nova empresa a criar; ou projectos inovadores em execução (implementados há menos de 3 anos), quer sejam de inovação em parceria, quer tenham resultado numa nova linha de negócio numa empresa já existente.
As candidaturas deverão ser enviadas com uma pequena apresentação da empresa ou da ideia, juntamente com o Plano de Negócios, caso já tenham, e enviados para o e-mail a disponibilizar pela organização.
Todas as candidaturas serão avaliadas pelo Núcleo de Júri que compõem esta categoria que irão seleccionar os cinco pré-nomeados e depois os três finalistas. O vencedor desta categoria receberá um valor simbólico de 100 mil escudos. As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 5 de Agosto, para o e-mail somoscaboverde@gmail.com.