A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde divulgou esta segunda-feira, 20, os resultados do concurso Centenário Amílcar Cabral que visou premiar curtas-metragem de documentário tendo como tema o líder da luta pela Independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.
Com base nos critérios pré-definidos pelo regulamento do concurso, a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde informa que dos quatro filmes inscritos decidiu pela atribuição dos três prémios previstos no regulamento.
O concurso, destinado a todos os cabo-verdianos residentes e não residentes no país, pretendia contribuir para divulgação da vida e obra de Amílcar Cabral, através do cinema e audiovisual, e assim estimular o cinema documental e a criação de curtas- metragens.
Para além de um prémio monetário os vencedores, vão receber uma estatueta com a figura do patrono do concurso e um certificado.
A comissão de júri é constituída pelas seguintes individualidades em representação do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, Fundação Amílcar Cabral e Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde Manu Preto, Tatiana das Neves e Júlio Silvão Tavares, respectivamente, e presidida por Júlio Silvão Tavares.
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e Fundação Amílcar Cabral são parceiros do concurso Centenário Amílcar Cabral.