Praia recebe CENA esta quinta e sexta-feira

PorDulcina Mendes,4 mar 2020 10:35

Março é o Mês da Mulher. E no Mês da Mulher várias são as actividades que vão ser realizadas para celebrar essa data e uma delas é a realização da primeira edição da CENA – Mostra de Filmes dirigidos por mulheres.

Ainda existem poucas mulheres no cinema, mas é uma realidade que já começou a mudar e espera-se que nos próximos tempos haja mais presença feminina nesta área. Este é um dos objectivos desta iniciativa que acontece esta semana na capital do país.

“Em anos recentes, o número de mulheres realizadoras mais do que duplicou, com presença assinalável de jovens cabo-verdianas residentes no exterior. Ainda assim, estamos longe do desejado equilíbrio ou pelo menos de um número mais expressivo de mulheres que façam do cinema um veículo para contar as histórias que as inspiram ou que considerem ser importantes registar para memória futura”, assegura a curadora da CENA, Chissana Magalhães.

Esta iniciativa conta com a exibição de oito filmes de realizadoras cabo-verdianas, entre curtas e longas-metragens, em documentário e ficção.

A CENA nasce com a ambição de estimular a produção cinematográfica e audiovisual de autoria feminina. O evento terá como palco a Escola de Negócio e Governação da Universidade de Cabo Verde.

Além da exibição dos filmes, haverá rodas de conversa com realizadoras e oficinas. Este evento tem como objectivo visibilizar mais as mulheres cineastas cabo-verdianas e inspirar mais mulheres a se enveredarem para esta área do cinema e audiovisual.

A programação de dois dias da Mostra de Filmes irá incluir ainda um workshop destinado a mulheres que pretendam enveredar pela realização e produção de filmes.

Segundo a curadora da CENA, todas as realizadoras convidadas já tiveram os seus filmes premiados em competições no país e no estrangeiro. Participam num dos painéis de debate e como orientadoras de uma oficina de produção de cinema.

“O nosso objectivo é fazer da mostra CENA um evento anual e de destaque na agenda cultural nacional, não estando descartada a possibilidade de vir a evoluir para um festival de cinema, com uma componente competitiva”, explica.

Artemisa Ferreira, Celeste Fortes, Denise Fonseca, Grace Ribeiro, Lolo Alziki, Samira Vera-Cruz, Emília Wojciechowska e Claire Andrade Watkins, são as par­ti­ci­pantes da primeira edição da CENA.

A primeira edição tem co­mo parceiros a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, a Câmara Municipal da Praia, o portal Sapo.CV e a produtora Parallax. 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 953 de 4 de Março de 2020. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,4 mar 2020 10:35

Editado porSara Almeida  em  28 nov 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.