“Riola do Bem” mais uma opção em tempo de pandemia

PorDulcina Mendes,31 mai 2020 7:37

“Riola do Bem”, um programa que nasce em tempos de pandemia, mas que poderá continuar mesmo depois desta crise. Cada episódio traz um tema diferente que tem despertado cada vez mais a atenção das pessoas.

Com a pandemia do novo coronavírus e o confinamento por causa do estado de emergência, têm surgido várias iniciativas nas redes sociais para animar as pessoas em casa.

Cada um mostra a sua criatividade para se manter activo e levar alegria às casas das pessoas, apesar da situação em que se está a viver.

Desde a chegada da pandemia, já se realizaram várias iniciativas nas redes sociais e continuam a surgir outras mais. O actor e encenador João Branco também entrou nessa onda, criando o projecto “Riola do Bem”, com intensão de mostrar as pessoas mais uma opção de entretenimento em tempos de confinamento.

Este programa, que já vai em 22 episódios, é um programa diário na internet de curta duração com notícias e insólitos. As notícias contam com a apresentação da jovem Lisa Reis, que as faz de uma forma muito descontraída.

Segundo João Branco, “a gente tem que fazer alguma coisa, produzir, mais ainda quando somos pessoas acostumadas a não estar nunca paradas, fazendo N coisas ao mesmo tempo, geralmente ligadas à cultura. Daí surgiu a ideia de um programa diário na internet, de curta duração, que fizesse prevalecer o melhor de cada dia, em Cabo Verde e no mundo”.

“Riola do Bem” é publicado na página da rede social, Facebook de João Branco.

“É um programa diário, de segunda a sexta, que tem alguns pilares, a (boa) notícia nacional do dia, um momento cultural nacional (pode ser alguém a cantar, a pintar, a actuar, a filmar, algo que nos inspire), uma (boa) notícia internacional do dia (normalmente relacionada com a evolução da COVID-19 no mundo), um momento cómico e uma mensagem do bem, com vídeos gravados por figuras públicas, nacionais e internacionais, que mandam um abraço ao povo de Cabo Verde. Tudo isto com um fio condutor sustentado na positividade e na esperança de um futuro melhor e mais solidário”, explica.

Depois de termos assistido o programa quisemos saber o porquê do “Riola do Bem” ao que o actor explicou dizendo que “riola” é sempre associado a algo negativo, ao disse que disse, ao falar da vida alheia, que nós tanto gostamos e que, por vezes, prejudica muito a vida das pessoas. “No fundo, foi pegar num termo popular que tem uma carga muito negativa e transformá-lo em algo de bom e positivo”.

Na mesma linha, João Branco desafia as pessoas a enviar os vídeos de 15 minutos com muita criatividade. A escolha de amigos, conforme João Branco é aleatória. “Acarinhem esta iniciativa porque dá mesmo muito trabalho seleccionar as notícias mais top, pesquisar os vídeos mais positivos, gravar e editar”.

“Mas continua a justificar o seu aparecimento, ou seja, uma forma de mostrar um pouco o dia de quem vê. Dá muito trabalho, seleccionar as notícias, os vídeos, andar a contactar meio mundo a pedir mensagens, a editar tudo isto em episódios dinâmicos, mas vale a pena. Sentimos que é um bom contributo que estamos a dar e é algo que fica”, indica João Branco.

Questionado se esse projecto é só para esse período de confinamento ou é algo que vai continuar, João Branco confessa que ainda não sabe, mas que em princípio, vão continuar com essa iniciativa.

João Branco explicou que fizeram esse projecto sem nenhum patrocínio. “O nosso patrocínio são as contribuições das pessoas, dos artistas, dos amigos e as reações que vamos recebendo. A nossa meta é ir chegando a um maior número de pessoas possível e daí fazer este apelo: se alguma plataforma dedicada a Cabo Verde tiver interesse em incluir o Riola do Bem nos seus conteúdos teremos todo o gosto em fazê-lo, porque o importante é que a mensagem de positividade chega a um maior número de pessoas possível”.

“Riola do Bem” já recebeu “mensagens do bem” de algumas figuras como os actores brasileiro Lazaro Ramos, Chico Diaz, José Torres,os cantores Tete Alhinho, Helder Antunes, Sara Tavares e Thiago Mendonça.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 965 de 27 de Maio de 2020. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,31 mai 2020 7:37

Editado porFretson Rocha  em  11 mar 2021 23:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.