São Vicente: Avenida Marginal foi lugar escolhido para acolher Busto de Manuel d’Novas

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,9 mar 2021 8:00

A Avenida Marginal, no Mindelo, foi o lugar escolhido pelo Ministério da Cultura para colocar o busto do músico e compositor Manuel d’Novas, natural de Santo Antão, que viveu toda a sua vida em São Vicente.

A instalação aconteceu no sábado, mas sem uma cerimónia oficial de inauguração, e sem comunicação social, devido ao período das eleições, que neste momento impede qualquer inauguração ou lançamento de primeira pedra.

Entretanto, o monumento recebeu na noite de sábado a visita do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que estiveram em São Vicente e elogiaram a obra feita pelo artista plástico Ró d´Interart.

O busto de Manuel d´Novas, autor de várias mornas e coladeiras eternizadas pelas vozes de muitos dos cantores cabo-verdianos, como Cesária Évora e Ildo Lobo, ocupa uma área na Avenida Marginal perto do cais de cabotagem.

Na mesma noite, Ulisses Correia e Silva e Abraão Vicente visitaram ainda o passeio “Alma das Ilhas”, na Rua de Lisboa.

A obra, que foi conceptualizada pelo Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) e tutelado pelo Ministério da Cultura, é uma alusão ao “Passeio da Fama” das ruas de Hollywood, em Estados Unidos da América e carrega nomes de figuras da arte e da cultura de Cabo Verde.

Neste momento, recebe 33 dos 100 nomes idealizados de figuras ilustres da arte e cultura cabo-verdiana, cujos nomes estão escritos em estruturas em forma de pé, que, segundo os organizadores, representa a “Diva dos pés descalços”, Cesária Évora.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,9 mar 2021 8:00

Editado porAndre Amaral  em  7 dez 2021 23:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.