Dino D'Santiago foi o grande vencedor dos prémios Play

PorExpresso das Ilhas, Lusa,9 jul 2021 12:18

O cantor cabo-verdiano, Dino D'Santiago foi o grande vencedor dos prémios Play. A cerimónia de entrega dos prémios da música portuguesa aconteceu esta quinta-feira, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

A 3.ª edição dos Play foi para Dino D’Santiago uma espécie de repetição da 1.ª, que aconteceu em 2019. 

Na quinta-feira à noite, tal como há dois anos, o cantor subiu três vezes ao palco do Coliseu dos Recreios para receber os prémios de Melhor Artista Masculino (em 2019 era de Melhor Artista Solo, sem distinção de género), Melhor Álbum, desta vez com “Kriola”, e Prémio da Crítica, este último atribuído por um grupo de dez jornalistas.

Dino D’Santiago dedicou o prémio de Melhor Álbum — atribuído a “Kriola”, um disco “que tem uma carga muito emotiva” e “um ‘statement’ [afirmação, em português]” que o cantor quer “levar para a vida: branco com preto geração de ouro” — a Bruno Candé, actor que foi assassinado em Julho do ano passado em Moscavide, vítima de um crime de ódio racial.

“Este vai directo para a família do Candé, vai para os três putos. Eu prometi e vai directo para lá”, afirmou Dino D’Santiago.

Na cerimónia foram ainda atribuídos os prémios de Melhor Videoclipe (“Assobia Para O Lado, de Carlão, realizado por Fernando Mamede), Melhor Álbum Jazz (“Dianho”, de André Fernandes), Melhor Álbum Música Clássica/Erudita (“Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets”, dos Cupertinos), Artista Revelação (Cláudia Pascoal), Prémio Lusofonia (“É tudo pra ontem”, de Emicida com a participação de Gilberto Gil), Melhor Álbum de Fado (“Do Coração” , de Sara Correia) e Vodafone Canção do Ano (“Louco”, de Piruka feat. Bluay).

Por atribuir ficou o Prémio Carreira. Contactada pela Lusa, a organização explicou que foi contactado um artista para receber esta distinção, mas que este não quis deslocar-se à gala para receber o prémio em mãos. De acordo com o regulamento, “o prémio não sendo entregue não permite substituição”.

Ao longo da cerimónia houve várias actuações ao vivo, que incluíram colaborações inéditas.

Carolina Deslandes apresentou-se em palco ao lado de 11 cantoras: Bárbara Tinoco, Cláudia Pascoal, Irma, Sara Correia, Carolina Leite, Diana Castro, Inês Pires, Joana Duarte, Madalena Guedes, Rita Rocha e Rosa Antunes.

Os Play – Prémios da Música Portuguesa são promovidos pela Audiogest e pela GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,9 jul 2021 12:18

Editado porAndre Amaral  em  23 abr 2022 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.