Criação do “Museu da Emigração” na agenda do IPC e do Ministério das Comunidades

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,27 jan 2022 19:00

O IPC explicou que este museu vai possibilitar a investigação científica, preservação e comunicação das expressões materiais e imateriais e contribuir para a compreensão desse universo migratório.

Durante um encontro que aconteceu quarta-feira, entre o presidente IPC, Hamilton Jair Fernandes, e o director geral das Comunidades, Martinho Ramos, foi destacado o contributo da emigração para o desenvolvimento económico do país, o que constitui, hoje, um “elemento fundamental” da preservação e valorização da identidade cultural cabo-verdiana.

Os dois responsáveis defenderam que o “Museu da Emigração”, cuja apresentação pública aconteceu em 2020, e que contou também com a participação das organizações e investigadores da diáspora, vai ser um espaço de exaltação do percurso histórico da emigração cabo-verdiana.

O IPC explica ainda, em nota de imprensa, que a criação deste museu visa, por outro lado, enfatizar a riqueza factual, as motivações, as lutas, os sacrifícios, bem como os marcos internacionalmente reconhecidos, histórias de pessoas e colectivas que se misturam na construção e afirmação de Cabo Verde nas ilhas e além-fronteiras.

“Será um espaço construído com a diáspora e para a diáspora na expectativa do contributo que poderá prestar a nova geração nas novas dinâmicas migratórias, no diálogo pela paz e pela intercultural entre os povos do mundo. Igualmente, será um centro de convergência e vivências de fluxo de conhecimentos entre as nossas comunidades espalhadas pelo mundo”, refere.

Durante o encontro, as duas instituições discutiram a necessidade do envolvimento das embaixadas, dos centros culturais, das associações dos emigrantes cabo-verdianos na diáspora e não só, na implementação do projecto,

O projecto enquadra-se na projecção dos novos espaços museológicos de Cabo Verde, no horizonte 2030, que assenta na criação dos espaços que representem o país nas suas diferentes dimensões.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,27 jan 2022 19:00

Editado porAndre Amaral  em  19 out 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.