BA-Cultura vai contemplar mais de três mil alunos em todo país

PorExpresso das Ilhas,25 mar 2022 19:31

​O programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) vai contemplar este ano mais de três mil alunos, num total de 83 escolas/associações/ONGs seleccionadas em todo o território nacional.

O Ministério da Cultura anunciou esta sexta-feira, 25, num comunicado que no âmbito deste programa, serão beneficiados para o ano económico 2022, 3041 alunos, sendo 1601 do sexo feminino e 1440 do sexo masculino e que o montante global disponibilizado para o programa BA-Cultura 2022 é de 21.751.503 escudos cabo-verdianos. 

Segundo a mesma fonte, ao todo, estão abrangidos neste programa 18 municípios.

De acordo com lista final das 83 escolas contempla, 3 de Santo Antão (Porto Novo), 5 de São Vicente, 2 de São Nicolau (1 da Ribeira Brava e 1 de Tarrafal), 4 do Sal, 3 da Boa Vista, 3 do Maio, 52 da ilha de Santiago (31 da Praia, 5 de São Domingos, 1 de São Lourenço dos Órgãos, 3 de Santa Catarina, 2 de Tarrafal, 4 de São Miguel, e 6 de Santa Cruz), 10 do Fogo (2 de São Filipe, 3 de Santa Catarina e 5 dos Mosteiros) e 1 da Ilha Brava.

O Ministério da Cultura sublinha que ficaram de fora desta selecção os municípios do Paul e Ribeira Grande (Santo Antão) e, ainda, Ribeira Grande de Santiago e São Salvador do Mundo (Santiago), por não terem enviado nenhuma candidatura.

Conforme a mesma fonte, a missão do programa é garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fruição da arte” e também dar sustentabilidade às pequenas iniciativas das escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico, para a frequência de aulas, ateliers e workshops de pintura, dança, música, teatro.

E que com esse programa, de Santo Antão à Brava, de concelho a concelho, comunidade a comunidade, das zonas mais acessíveis às localidades mais encravadas, podemos encontrar crianças, adolescentes e jovens a aprenderem um tipo de arte.

O programa tem ainda, como missão, formar cidadãos com sensibilidade artística e criar mercados para escolas de formação em arte. É um investimento também na família, ocupando os filhos e integrando-os na sociedade. É um investimento para se ter grandes artistas nacionais.

A candidatura para mais uma fase de financiamento ao programa BA- Cultura decorreu entre Dezembro e Janeiro, tendo sido encerrada a 31 de Janeiro. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 mar 2022 19:31

Editado porAndre Amaral  em  9 dez 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.