O Prémio Literário Arnaldo França, instituído em parceria pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV), tem como propósito a promoção da língua portuguesa e do talento literário em Cabo Verde, bem como homenagear Arnaldo França, destacada figura da literatura e cultura cabo-verdiana.
Com a instituição deste prémio, de acordo com uma publicação da Imprensa Nacional, pretende-se seleccionar trabalhos inéditos de “grande qualidade” no domínio da prosa literária, redigidos em língua portuguesa, e da autoria de cidadãos cabo-verdianos ou residentes em Cabo Verde há mais de cinco anos.
A mesma fonte explica que o prémio vai contemplar a edição da obra premiada, assim como uma componente pecuniária de cinco mil euros a título de prémio.
O escritor cabo-verdiano José Joaquim Cabral foi o vencedor da 4ª edição deste prémio distinguido pelo romance “Destino Aziago”.
Reconhecido poeta e ensaísta, Arnaldo França foi académico que esteve na génese do ensino superior em Cabo Verde, além de crítico, investigador e historiador da literatura cabo-verdiana.